Fale Conosco|Ouvidoria|Mapa do Site|Extranet
English
|
Español
BUSCAR
:: Página principal>Sustentabilidade>Responsabilidade Social>Coleta Seletiva Solidária

Responsabilidade Social

veja também:
Decreto Coleta Seletiva

Decreto 5.940, de 25 de outubro de 2006  [pdf - 84 KB]
Cidadania EmpresarialProjetos SociaisColeta Seletiva SolidáriaCentros Comunitários de ProduçãoDiversidadeIndicadores Sociais

O programa de Coleta Seletiva Solidária consiste na doação de resíduos recicláveis gerados por órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta para cooperativas ou associações de catadores de recicláveis, como determina o Decreto Federal n° 5.940/2006.

Este programa visa à geração de renda e à inclusão social dos catadores de recicláveis, além do fortalecimento do debate global sobre o desenvolvimento sustentável, redução da destinação de resíduos para os aterros e lixões e minimização dos impactos ambientais.

A Eletrobras possui uma Comissão de Coleta Seletiva Solidária, de caráter permanente, formada por empregados voluntários de diversas áreas da empresa para melhor disseminação do programa em todas as unidades organizacionais.

Conforme a metodologia adotada, cada colaborador é responsável pela separação do material reciclável nos coletores individuais (em cada posto de trabalho) e nos coletores coletivos (em locais estratégicos como copas e próximos às fotocopiadoras). Dessa forma, estimula-se a participação e conscientização sobre a coleta de materiais recicláveis com base nos resíduos que os próprios colaboradores produzem.

Em atendimento ao previsto no Decreto, a Eletrobras encaminha semestralmente ao Comitê Interministerial de Inclusão Social de Catadores de Materiais Recicláveis o relatório de avaliação dos resultados do programa, tanto no âmbito interno (separação dos resíduos na fonte) quanto em relação aos efeitos na cooperativa parceira.

Além das ações destinadas ao cumprimento do Decreto, a Eletrobras também incentiva o consumo consciente em alinhamento com a política de gestão de resíduos, fundamentada nos princípios dos 3Rs: REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR, em consonância com a Agenda Ambiental na Administração Pública do Ministério do Meio Ambiente (A3P).

Inicialmente, a Comissão optou por priorizar as ações relacionadas à separação de materiais recicláveis (RECICLAR). Atualmente, as ações voltam-se para a realização de campanhas visando à redução no consumo de materiais de escritório e copa, com foco na diminuição do consumo de copos de plástico descartáveis e papel.

Este é um compromisso da Eletrobras com:

 

o         Pacto Global

   

o         Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

        

Imagem para contabilização de acessos a páginas

Sede: Av. Presidente Vargas, 409/13º andar, Centro
Rio de Janeiro, 20071-003 | Tel.: (21) 2514-5151

Copyright ® Eletrobras, 2010
 
Acessibilidade | Código de Ética das empresas Eletrobras | Política de Privacidade

Imagem para contabilização de acessos a páginas
Imagem para contabilização de acessos a páginas