Fale Conosco|Ouvidoria|Mapa do Site|Extranet
English
|
Español
BUSCAR
:: Página principal>Sustentabilidade>Meio Ambiente>Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa

Meio Ambiente

Melhores PráticasIndicadores AmbientaisPolítica AmbientalPolítica de Recursos HídricosSubcomitê de Meio Ambiente do Sistema EletrobrasInventário de Emissões de Gases de Efeito EstufaDeclaração de Compromisso sobre Mudanças ClimáticasLegislação AmbientalAcervo de Documentos Técnicos
Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa - 2015

A Eletrobras, sempre buscando cumprir seus compromissos com as boas práticas da sustentabilidade empresarial, publica a oitava edição do seu Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa, reforçando o comprometimento com a abordagem do tema das mudanças climáticas. O documento apresenta os resultados do cálculo de emissões de gases de efeito estufa (GEE) das empresas Eletrobras para o ano de 2015.

Como nas duas edições anteriores, para o cálculo da intensidade de emissão de GEE foram considerados os escopos 1 e 2 (emissões diretas e emissões indiretas relacionadas à compra de energia), conforme preconiza o Carbon Disclosure Project (CDP) e outros instrumentos de relato de emissão de gases de efeito estufa.

Além das emissões de GEE, também é apresentada a estimativa das emissões para a atmosfera de NOx e SOx, de acordo com metodologia de cálculo indireto, que se baseia nas informações sobre consumo de combustíveis fósseis das usinas termelétricas das empresas Eletrobras. Da mesma forma, nesta edição foi incluída a estimativa da emissão de particulados (PM 10).

O "Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa - ano base 2015" segue a metodologia do IPCC (2006) e as diretrizes do GHG Protocol (WRI, 2004). O documento foi verificado por uma terceira parte independente. A carta de asseguração dos auditores independentes foi emitida pela KPMG Risk Advisory Services Ltda.


Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa - ano base 2015 -  [pdf - 5359 KB]
TOPO
Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa - 2014

Em 2015, ano da 21ª Conferência das Partes da ONU (COP 21), a Eletrobras lança o seu sétimo Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa, reforçando o seu compromisso com o tratamento do tema das mudanças climáticas. O documento apresenta as emissões de gases de efeito estufa (GEE) das empresas Eletrobras para o ano base 2014.

O “Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa - ano base 2014” segue a metodologia do IPCC (2006) e as diretrizes do GHG Protocol (WRI, 2004). Para o cálculo da intensidade de emissão de GEE foram considerados os escopos 1 e 2 (emissões diretas e emissões indiretas relacionadas à compra de energia), conforme preconiza o Carbon Disclosure Project (CDP) e outros instrumentos de relato de emissão de GEE.

O documento foi verificado por uma terceira parte independente. A carta de asseguração dos auditores independentes foi emitida pela KPMG Risk Advisory Services Ltda.


Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa - ano base 2014 -  [pdf - 11333 KB]
TOPO
Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa - 2013

Pelo sexto ano consecutivo, a Eletrobras publica o seu Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa, seguindo as diretrizes da sua Política de Sustentabilidade e cumprindo o seu compromisso de inventariar anualmente as emissões de gases de efeito estufa (GEE) das empresas Eletrobras.

Esta edição do documento apresenta as emissões de GEE das empresas Eletrobras para o ano base 2013. A intensidade de emissão dos anos anteriores foi retificada em virtude da alteração da forma de cálculo, que até então considerava três escopos, e agora passa a considerar os escopos 1 e 2 (emissões diretas e emissões indiretas relacionadas à compra de energia), conforme preconiza a organização internacional Carbon Disclosure Project (CDP) e outros instrumentos de relato de emissões de gases de efeito estufa.

Este inventário foi verificado por uma terceira parte independente e todas as informações e memórias de cálculo, além da identificação das fontes dos dados, estão arquivadas. A carta de asseguração dos auditores independentes foi emitida em 9 de maio de 2014 pela KPMG Risk Advisory Services Ltda.


Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa - ano base 2013 -  [pdf - 9421 KB]
TOPO
Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa - 2012

No ano de 2012 o fortalecimento da questão das mudanças climáticas nas ações das empresas Eletrobras foi consolidado com a assinatura da Declaração de Compromisso da Eletrobras sobre Mudanças Climáticas. No quinto item, a empresa se compromete a assegurar aos públicos externo e interno o acesso à informação, em especial com a publicação anual do "Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa das Empresas Eletrobras", o que já vem sendo feito desde 2009.

Nesta edição, relativa ao ano base 2012, as emissões foram calculadas com a inclusão de mais duas fontes no escopo 1: gases de refrigeração e emissões provenientes de estações de tratamento de esgoto (ETEs), considerando 15 das empresas Eletrobras: CGTEE, Chesf, Eletronorte, Eletronuclear, Eletrosul, Furnas, Itaipu Binacional, Cepel, Amazonas Energia, Eletrobras Distribuição Acre, Eletrobras Distribuição Alagoas, Eletrobras Distribuição Piauí, Eletrobras Distribuição Rondônia, Eletrobras Distribuição Roraima e a própria holding.

Também são apresentados o relato da estimativa das emissões de NOx e SOx, a estimativa do sequestro florestal de carbono em Itaipu e outras iniciativas de reflorestamento das empresas Eletrobras.

Este inventário foi verificado por terceira parte independente. A carta de asseguração dos auditores independentes foi emitida pela KPMG Risk Advisory Services Ltda.


Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa - ano base 2012 -  [pdf - 405 KB]
TOPO
Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa - 2011

Seguindo a sua Política de Sustentabilidade, a Eletrobras divulga o “Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa – ano base 2011”. Como nas edições anteriores, o relatório utiliza as principais metodologias e diretrizes estabelecidas mundialmente para a contabilização das emissões de gases que contribuem para o efeito estufa pelas empresas Eletrobras.

Nesta edição, foram incluídas no cálculo de emissões a Eletrobras Distribuição Alagoas e a Eletrobras Distribuição Roraima, além das empresas Eletrobras já consideradas em 2010 – CGTEE, Chesf, Eletronorte, Eletronuclear, Eletrosul, Furnas, Itaipu, Cepel, Amazonas Energia, Eletrobras Distribuição Acre, Eletrobras Distribuição Piauí, Eletrobras Distribuição Rondônia e Eletrobras holding.

Esta edição também traz importantes novidades em relação aos escopos inventariados. Foram incluídas as emissões relativas a perdas na distribuição de energia elétrica e a viagens aéreas, logística terrestre e transporte de colaboradores, além do relato da estimativa de emissão de NOx e SOx, gases que contribuem indiretamente para o efeito estufa. As fontes fixas passaram a ser subdivididas em “Usinas Termelétricas (UTEs) Próprias”, “Geradores” e “Outras”, e as fontes móveis, em “Rodoviárias”, “Aeroviárias” e “Hidroviárias”. Além disso, as emissões relativas a perdas na transmissão de energia elétrica foram alocadas por empresa.


Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa - ano base 2011 -  [pdf - 459 KB]
TOPO
Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa - 2010

O “Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa - ano base 2010” é o terceiro de uma série histórica, criada para contabilizar as emissões de gases causadores do efeito estufa pelas empresas Eletrobras, em concordância com metodologias e diretrizes amplamente utilizadas em todo o mundo. Elaborar anualmente este documento é um compromisso da Eletrobras, alinhado à sua Política de Sustentabilidade.

Foram incluídas no cálculo de emissões referente a 2010, além das dez empresas Eletrobras consideradas em 2009 (CGTEE, Chesf, Eletronorte, Eletronuclear, Eletrosul, Furnas, Itaipu, Amazonas Energia, Cepel e Eletrobras holding), as empresas Eletrobras Distribuição Acre, Eletrobras Distribuição Piauí e Eletrobras Distribuição Rondônia.

Nesta edição, o relatório abrange ainda emissões diretas de outras fontes fixas, como GLP e gás natural utilizados em cozinhas e laboratórios e diesel dos grupos geradores, assim como as emissões indiretas relativas a perdas na transmissão de energia elétrica e a contratos com produtores independentes, entre outros fatores.


Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa - ano base 2010 -  [pdf - 1574 KB]
TOPO
Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa - 2009

Inventariar emissões de gases de efeito estufa é, primordialmente, identificar a sua origem, a causa dessa emissão para a atmosfera e, em seguida, contabilizar a sua quantidade em um determinado período de tempo.

O “Inventário de Gases de Efeito Estufa - ano base 2009” representa o cumprimento do compromisso assumido pela Eletrobras de inventariar anualmente suas emissões, dando continuidade aos trabalhos que resultaram no “Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa Provenientes de Usinas Termelétricas (fontes fixas)” do período de 2003 a 2008, a primeira série histórica de emissões da geração termelétrica das empresas Eletrobras.

No presente documento, as informações se referem ao ano de 2009 e compreendem as emissões dos seguintes gases de efeito estufa (GEE): dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O) e hexafluoreto de enxofre (SF6).  Essas emissões foram calculadas considerando dez das empresas Eletrobras: CGTEE, Furnas, Chesf, Eletronorte, Eletronuclear, Eletrosul, Itaipu, Amazonas Energia, Cepel e Eletrobras (holding).

O Inventário de Emissões de GEE segue a metodologia do IPCC (2006) e as diretrizes do GHG Protocol – padrão corporativo de contabilização e comunicação de emissões de gases de efeito estufa reconhecido internacionalmente e a ferramenta mais utilizada no mundo para sua quantificação.


Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa - ano base 2009 -  [pdf - 1251 KB]
TOPO
Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa Provenientes de Usinas Termelétricas (fontes fixas) - 2003 a 2008

A Eletrobras busca registrar e documentar a evolução do seu desempenho em gestão em meio ambiente visando à sustentabilidade empresarial. Em 2009, um dos grupos de trabalho do Subcomitê de Meio Ambiente do Sistema Eletrobras (SCMA) elaborou o “Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa Provenientes de Usinas Termelétricas (fontes fixas)” do período de 2003 a 2008, disponível aqui para download.

Avaliar a contribuição das fontes fixas, ou seja, das unidades que usam combustíveis fósseis para gerar energia elétrica, foi o primeiro passo da Eletrobras para o desenvolvimento de um relatório completo, que compreendesse um conjunto mais amplo de fontes emissoras e permitisse a definição de diretrizes para o gerenciamento das emissões de gases de efeito estufa nas atividades de suas empresas.


Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa Provenientes de Usinas Termelétricas (fontes fixas) – 2003 a 2008 -  [pdf - 896 KB]
TOPO

Escritório Central: Av. Presidente Vargas, 409/13º andar, Centro
Rio de Janeiro, 20071-003 | Tel.: (21) 2514-5151

Copyright ® Eletrobras, 2010
 
Acessibilidade | Código de Ética das empresas Eletrobras | Política de Privacidade

Imagem para contabilização de acessos a páginas
Imagem para contabilização de acessos a páginas