Fale Conosco|Ouvidoria|Mapa do Site|Extranet
English
|
Español
BUSCAR
:: Página principal>Quem Somos>Diretoria e Conselhos>Diretoria e Conselhos

Diretoria e Conselhos

veja também:
Conselheiro Independente
Conheça o documento que determina que existe um conselheiro independente entre os membros do Conselho de Administração da Eletrobras.

Leia aqui a declaração  [pdf - 13 KB]
Estatuto Social

Leia o Estatuto Social da Eletrobras  [pdf - 211 KB]
Regimentos Internos

Regimento Interno do Conselho Fiscal  [pdf - 109 KB]

Regimento Interno do Conselho de Administração  [pdf - 197 KB]
Relatórios de Gestão
Informações sobre as ações e os resultados da Eletrobras.
Leia os Relatórios Anuais

A Eletrobras é administrada por uma Diretoria Executiva formada pela Presidência e pelas Diretorias. Seu Conselho de Administração possui nove integrantes e o Conselho Fiscal é composto atualmente por cinco titulares e cinco suplentes. Com o objetivo de atender às exigências da lei americana Sarbanes-Oxley (SOX), o Conselho Fiscal foi adaptado, passando a contar com um especialista financeiro entre seus membros, exercendo a função de Comitê de Auditoria.

Imagem para contabilização de acessos a páginas
Diretoria Executiva
Conselho de Administração
Conselho Fiscal
Diretoria Executiva
Presidente:  Wilson Ferreira Junior
Wilson Ferreira Junior é formado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie, desde 1981, e em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas da Universidade Mackenzie, desde 1983. Cursou mestrado em Energia pela Universidade de São Paulo (USP) e possui várias especializações, dentre as quais Engenharia de Segurança do Trabalho (Universidade Mackenzie), Marketing (Fundação Getúlio Vargas) e Administração de Distribuição de Energia Elétrica (Swedish Power Co.). Na Companhia Energética de São Paulo (Cesp) exerceu diversos cargos, incluindo o de diretor de Distribuição (1995 a 1998). Foi presidente da RGE de 1998 a 2000, presidente do Conselho de Administração da Bandeirante Energia S.A. de 2000 a 2001 e presidente da CPFL Paulista entre 2000 e 2002. Em 2002, tornou-se presidente da CPFL Energia, cargo que ocupou até 2016. Presidiu também a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) entre os anos de 2009 e 2010.
Diretor de Administração:  Alexandre Aniz
Alexandre Aniz é advogado, formado pela Universidade Mackenzie, especialista em Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas pela Apet. Atuou como vice-presidente e presidente interino da Junta Comercial do Estado de São Paulo e diretor executivo da Fundação Ceret (atual Parque do Trabalhador), além de ter exercido, em São Paulo, os cargos de subprefeito do Ipiranga, chefe de gabinete da subprefeitura da Vila Mariana e assessor jurídico e presidente da Comissão de Licitação da subprefeitura de Cidade Tiradentes. Sócio-fundador da Aniz e Araujo Sociedade de Advogados, na iniciativa privada foi CEO e presidente do Conselho de Administração da 3e Energia e Participações S.A., membro do Conselho Fiscal de empresas do grupo Jahu Construtora e Incorporadora S.A. e membro da Comissão de Meio Ambiente e Gestão de Riscos da Abamec (atual Apimec).
Diretora de Conformidade:  Lucia Casasanta
Lucia Casasanta é formada em Economia pela UFMG e em Ciências Contábeis pela Universidade Santa Úrsula. Mestranda em Administração de Empresas, com dissertação em Gestão de Riscos Corporativos, pelo Ibmec/RJ, possui pós-graduação em Administração Financeira pela Fundação Dom Cabral. Foi sócia da Deloitte e Arthur Andersen, com experiência de 30 anos em auditoria e consultoria em gestão de riscos e de processos em diversos segmentos de negócios. É certificada para Conselho de Administração pelo IBGC. Foi consultora em governança corporativa e gestão de riscos, coordenadora e membro independente do Comitê de Compliance da Personal Service, membro do Comitê de Compliance do Grupo BFFC e membro da Coordenação do Capítulo RJ e da Comissão de Gerenciamento de Riscos Corporativos do IBGC.
Diretor de Distribuição:  Luiz Henrique Hamann
Luiz Henrique Hamann é formado em Administração de Empresas pela Faculdade Católica de Ciências Humanas e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral. Empregado da Eletrobras Eletronorte desde maio de 1981, foi assistente da Presidência da empresa de 1996 a 2003. Foi assistente do diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Eletrobras, diretor Financeiro da Eletrobras Furnas, da Manaus Energia S/A e da Companhia Energética do Amazonas (Ceam) e diretor Econômico-Financeiro e diretor-presidente da Companhia Energética de Roraima (CERR). Ocupou também o cargo de presidente da Previnorte - Fundação de Previdência Complementar.
Diretor de Geração:  Carlos Eduardo Gonzalez Baldi
Carlos Eduardo Gonzalez Baldi é formado em Engenharia Mecânica pela UFF, com pós-graduação em Mecânica dos Sólidos pela PUC/RJ, especialização em Engenheiro de Soldagem pela Sociedade Alemã de Soldagem - DSV Mannheim GmbH e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Foi diretor-presidente da Concessionária do VLT Carioca, da Energia Pecém e do Projeto Integrado Cuiabá, diretor de Geração e Transmissão do Grupo Neoenergia, diretor Industrial e SMS da Empresa Produtora de Energia e diretor executivo da AES Tietê. Atuou também como chefe de departamento e engenheiro de manutenção e operação na Light.
Diretor de Transmissão:  José Antonio Muniz Lopes
José Antonio Muniz Lopes é engenheiro eletricista, formado pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Pernambuco. O diretor de Transmissão da Eletrobras foi presidente da empresa de 2008 a 2011 e dirigiu duas de suas subsidiárias – Eletrobras Eletronorte (1996 a 2003) e Eletrobras Chesf (1992 a 1993). Muniz exerceu, ainda, entre outras, as funções de diretor Administrativo e diretor Financeiro da Eletrobras Chesf e foi coordenador geral da Presidência e diretor de Planejamento e Engenharia da Eletrobras Eletronorte. Em 1994, atuou na Secretaria-Executiva do Ministério de Minas e Energia nos planos de recuperação da Centrais Elétricas Mato-Grossenses S.A. (Cemat) e da Companhia Energética do Piauí (Eletrobras Distribuição Piauí).
Diretor Financeiro e de Relações com Investidores:  Armando Casado de Araujo
Armando Casado de Araujo é bacharel em Administração, graduado pela Faculdade de Ciências Exatas, Administrativas e Sociais de Brasília. Possui curso de especialização em Administração Financeira pela PUC/RJ, MBA Executivo em Finanças e pós-graduação pelo Ibmec e APG MBA Executivo Internacional pela Amana-Key. Tem mais de 30 anos de experiência no setor elétrico. Antes de se tornar diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Eletrobras, exerceu a função de assistente na mesma diretoria, desde junho de 2008.
TOPO
Conselho de Administração
  José Luiz Alquéres (presidente)
  Ana Paula Vitali Janes Vescovi
  Carlos Eduardo Rodrigues Pereira (conselheiro representante dos empregados)
  Elena Landau
  Esteves Pedro Colnago Junior
  José Pais Rangel (conselheiro representante dos acionistas minoritários)
  Mozart de Siqueira Campos Araújo (conselheiro independente)
  Vicente Falconi Campos
  Wilson Ferreira Junior
TOPO
Conselho Fiscal
  Eduardo Cesar Pasa (presidente)
  David Meister (conselheiro suplente)
  Luis Felipe Vital Nunes Pereira (conselheiro titular - especialista financeiro)
  Fabiana Magalhães Almeida Rodopoulos (conselheira suplente)
  Agnes Maria de Aragão da Costa (conselheira titular)
  Leila Przytyk (conselheira suplente)
  Aloisio Macario Ferreira de Souza (conselheiro titular)
  Patricia Valente Stierli (conselheira suplente)
  Ronaldo Dias (conselheiro titular)
  João Gustavo Specialski Silveira (conselheiro suplente)
TOPO

Escritório Central: Av. Presidente Vargas, 409/13º andar, Centro
Rio de Janeiro, 20071-003 | Tel.: (21) 2514-5151

Copyright ® Eletrobras, 2010
 
Acessibilidade | Código de Ética das empresas Eletrobras | Política de Privacidade

Imagem para contabilização de acessos a páginas
Imagem para contabilização de acessos a páginas