pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Sobre o Procel »  Poder Público
Poder Público
Eficiência Energética no Poder Público

No Brasil, o consumo de energia elétrica do setor público é de cerca de 8% do total do país. Para o administrador público, a diminuição dos gastos com eletricidade pode fazer a diferença no orçamento, já que existem outras prioridades de investimentos demandadas pela comunidade.

Por isso, o Procel busca oferecer soluções para ajudar esse segmento a combater o desperdício de energia elétrica. Confira as ações voltadas para as áreas de Gestão Energética Municipal e Saneamento Ambiental:

Gestão Energética Municipal (GEM)

Para ajudar o gestor a controlar, acompanhar e planejar o consumo e os gastos com energia elétrica nas unidades sob a responsabilidade do poder público, o Procel desenvolveu metodologias em gestão energética, levando em conta as características socioeconômicas dos municípios e estados. As metodologias foram inicialmente idealizadas para a administração municipal, mas podem facilmente ser ajustadas para aplicação em unidades públicas estaduais e federais.

O conjunto de ações tem como foco a capacitação de técnicos nos conceitos de eficiência energética nas áreas de iluminação pública, prédios públicos e gestão energética, visando à redução de desperdícios. Ganhos consideráveis podem ser obtidos com o controle mais atento do consumo energético.

As ações do Procel GEM, desde 2003, proporcionaram uma economia de 128,86 milhões de kWh. Essa energia seria suficiente para abastecer uma cidade de 260 mil habitantes, como Imperatriz (MA), durante um ano.

Acesse aqui gratuitamente o Guia Técnico de Gestão Energética Municipal.


Saneamento Ambiental

O Procel desenvolve ações voltadas para empresas de saneamento, que visam promover o consumo sustentável de eletricidade e água em sistemas de saneamento ambiental, incentivar o uso eficiente dos recursos hídricos, reduzir os gastos com energia elétrica e contribuir com a universalização dos serviços de saneamento ambiental com menor custo para a sociedade.

Além disso, o Procel atua junto a universidades com o objetivo de equipar laboratórios e capacitar profissionais do setor e estudantes no tema. Nesse sentido, foi criada a Rede de Laboratórios de Eficiência Energética e Hidráulica em Saneamento (Rede LENHS), que conta, hoje, com a participação de 11 laboratórios, distribuídos por todas as regiões do país. 

Dúvidas? Envie um e-mail para procel@eletrobras.com.

Links relacionados



Imagem para contabilização de acessos a páginas
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas