pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Publicações
Publicações
voltar
A implementação da lei de eficiência energética 10.295/2001 no Brasil: o caso dos motores elétricos e dos conjuntos motobomba monobloco trifásicos

Trabalho que apresenta o processo de etiquetagem e selo de eficiência energética dos motores elétricos e conjuntos motobomba. Conclui-se que os resultados deste processo para motores elétricos é excelente e não deverá haver mais motores standard em produção no Brasil, nas linhas de produtos novos, até 2008. Para os conjuntos motobombas o processo está menos avançado, pois há etiqueta para conjuntos monobloco trifásicos até 25 cv, mas o selo ainda não foi concedido. Fica evidente que o processo de etiquetagem e selo de eficiência energética, embora longo e complexo, pode ser aplicado ao setor de saneamento.

MOREIRA, M.A.R.G. et alii. A implementação da lei de eficiência energética 10.295/2001 no Brasil: o caso dos motores elétricos e dos conjuntos motobomba monobloco trifásicos. Trabalho apresentado no VII Seminário Iberoamericano sobre Sistemas de Abastecimento de Água, João Pessoa, Paraíba, Jun 2007. 17 p.

Marco_Aurelio_Moreira_7SEREA (0.64 Mb | doc)
Imagem para contabilização de acessos a páginas
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas