pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Publicações
Publicações
voltar
A complementaridade entre a geração hidrelétrica e a geração termelétrica a partir do bagaço e resíduos de cana em sistemas de cogeração em usinas sucroalcooleiras

Tese cujo objetivo é investigar o potencial de complementaridade da geração elétrica a partir do bagaço de cana-de-açúcar em relação ao sistema hidráulico brasileiro, porém dando atenção especial à região sudeste, por ser a mais desenvolvida economicamente e que mais consome energia elétrica no país, além de ter concentrada em seu território a maioria das usinas sucroalcooleiras brasileiras. O trabalho se inicia com um levantamento do potencial de geração relativo às tecnologias de contrapressão, CEST, BIG/STIG e BIG/ISTIG (essas duas últimas ainda em desenvolvimento). Com os potenciais (kWh/TC) e as safras (TC) obtidas entre os anos de 1990 a 2000 é, com o auxílio dos históricos de déficit e consumo de energia elétrica da região sudeste / centro-oeste, simulado ano a ano como e quando cada tecnologia poderia ter contribuído no atendimento dessa demanda. Por fim, vê-se uma breve comparação econômica da opção da biomassa da cana com a das termelétricas a gás natural operando em ciclo combinado. Através dos resultados obtidos nas simulações vê-se que a possibilidade de complementaridade da geração hidráulica com uso da energia da biomassa da cana é viável, podendo gerar grandes benefícios ao sistema elétrico.

GÓES, R.R. A. A complementaridade entre a geração hidroelétrica e a geração termoelétrica a partir do bagaço e resíduos de cana em sistemas de cogeração em usinas sucroalcooleiras. 2001. 177f. Dissertação (Mestrado em Planejamento Energético)- Universidade Federal do Rio de Janeiro; COPPE, Rio de Janeiro, 2001.


Imagem para contabilização de acessos a páginas
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas