pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Informações Técnicas »  Casos de Sucesso
Casos de Sucesso
voltar
Eficiência Energética na MULTIBRÁS S.A.

Resultado da fusão e integração entre as marcas Brastemp e Consul, a Multibrás S.A. é subsidiária da Whirlpool Corporation, maior fabricante de eletrodomésticos do mundo. Entre 1994 e 2004, a empresa lançou mais de 400 produtos e vendeu aproximadamente 44 milhões de eletrodomésticos no Brasil e no exterior. A Multibrás fabrica todos os produtos de linha branca além de eletrodomésticos portáteis.

Em 2002 foi elaborado um diagnóstico energético na unidade Joinville, que identificou diversas oportunidades para eficientização do uso de energia elétrica. Neste diagnóstico foram avaliados o sistema de iluminação, os motores elétricos e a sala de geração de ar comprimido.

Entre as medidas adotadas encontramos as seguintes:
- No sistema de iluminação foi feito o “retrofitting” da iluminação (modernização das luminárias existentes), com a substituição das lâmpadas fluorescentes de 40 W por outras mais eficientes de 32 W, além dos reatores eletromagnéticos por eletrônicos;
- Para os motores elétricos foram adotadas medidas no sentido de padronizar o processo de substituição de motores “Standard”, em caso de queima, por motores de alto rendimento, eliminando-se a prática do rebobinamento;
- Na sala de ar comprimido eliminaram-se os vazamentos de ar, fazendo-se as manutenções preventivas, e reduziu-se a temperatura da sala com a abertura de áreas para ventilação interna.

O investimento total em eficiência energética na unidade industrial, considerando o fornecimento de todos os materiais e o custo com a mão-de-obra para instalação, foi de R$ 450.720,50, que resultaram em ganhos anuais de R$ 235.827,80, além de ganhos energéticos de 3.516 MWh.

Além das ações de eficiência energética adotadas foi feita uma ampla campanha de conscientização para os empregados da Multibrás, com a distribuição de farto material promocional.

Imagem para contabilização de acessos a páginas
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas