pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Informações Técnicas »  Casos de Sucesso
Casos de Sucesso
voltar
Eficiência Energética no Mabu Termas e Resort

A partir do diagnóstico energético feito com o apoio do Procel/Eletrobrás, a Empresa Hoteleira Mabu iniciou, em 1999, um Programa de Eficiência Energética em suas unidades de Curitiba e Foz do Iguaçu.

O Mabu Termas e Resort, situado em Foz Iguaçu, é um empreendimento hoteleiro de lazer e negócios composto de 208 apartamentos, áreas sociais, centro de convenções e complexos termais. Com uma área construída de 15.000 m2 tinha demanda contratada de 700 kW na modalidade tarifária hora-sazonal Verde.

Foram adotadas, a princípio, medidas que não requeriam investimentos, como o uso do Energy Star e desligamento dos computadores no horário do almoço.

Devido à ampliação da área construída em 5.000 m2, foram adicionados dois chillers ao sistema de climatização, que elevou a demanda para 900 kW. Como parte do projeto foi implementado um sistema de monitoramento dos chillers por meio de controlador/gerenciador de demanda.

A implementação das ações e os resultados obtidos proporcionaram o retorno dos investimentos feitos em 17 meses no caso da iluminação, e de menos de 14 meses no caso do sistema de climatização. Além disso, a utilização combinada de energia elétrica e de óleo diesel para aquecimento central de água proporcionou um ganho financeiro superior a R$ 48.000,00 por ano.

Imagem para contabilização de acessos a páginas
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas