pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

03.03.17
|
Philips e Ericsson apresentam poste de iluminação inteligente
Fonte: Smart Cities - 01.03.2017

Espanha - Uma única peça de mobiliário urbano que concentra várias possibilidades: eficiência energética, conectividade de banda larga, aumento da cobertura de redes móveis e controle através de um sistema de gestão baseado na nuvem. São algumas das oportunidades oferecidas pelo poste de iluminação desenvolvido pela Philips e pela Ericsson. O Mobile World Congress, em Barcelona, foi o palco escolhido para a apresentação da solução de iluminação inteligente para as cidades, que em tudo se assemelha a um típico poste de iluminação, exceto na promessa de revolucionar a conectividade urbana.

De acordo com o Ericsson Mobility Report 2016, o tráfego de dados deverá crescer nove vezes até 2020, representando um desafio para as operadoras de redes móveis, no que respeita à eficiência da sua cobertura. É precisamente aqui que o poste de iluminação da Philips Lighting, desenhado para o mercado europeu, tem uma proposta fascinante: a possibilidade de implementação de estações rádio-base, abrindo caminho à melhoria da extensão e da cobertura de rede LTE/4G. O poste, que se insere no universo da conectividade da Internet das Coisas (IoT), combina, de uma forma que passa despercebida, a iluminação LED com a “tecnologia avançada de pequenas células da Ericsson”, que oferece conectividade de banda larga de alta velocidade. O responsável de Venture na Philips Lighting, Christoph Herzig, sugere pensar nos postes inteligentes como “mobiliário digital que pode ser alugado”, sublinhando o potencial que o mobiliário de iluminação das ruas tem “para se tornar numa rede sem fios de alto desempenho e generalizada, que é essencial para a transformação digital de qualquer cidade”.

Para além da possibilidade de implementação de múltiplos sensores, por parte dos municípios e das operadoras, podem também ser acrescentadas luminárias, a diferentes alturas e posições, sendo que a luz proveniente do poste pode ser controlada remotamente, através do sistema de gestão de iluminação de rua, contribuindo para o potencial de eficiência energética na iluminação pública e para o nível de segurança das ruas.

Os primeiros postes estão já instalados nas imediações da Fira Barcelona, onde acontece o Mobile World Congress.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas