pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

15.03.17
|
CTGAS-ER, Senai e Agência Alemã realizam workshop
Fonte: Portal No Ar - 14.03.2017

Rio Grande do Norte - O Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis-CTGAS-ER (Consórcio Senai/Petrobras) e a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) realizaram um Workshop de Planejamento, no âmbito da Parceria SENAI/CTGAS-ER – GIZ, visando a continuidade da ações estratégicas e de apoio ao desenvolvimento de cursos e serviços, em especial na área de educação profissional, para o setor de energias renováveis e eficiência energética, no ano de 2017.

A reunião de trabalho foi realizada na última quinta-feira, 9 e foi conduzida pela diretora Executiva do CTGAS-ER, Cândida Amália Aragão e pelos representantes da GIZ, Christoph Büdk, Coordenador de Educação Profissional daquela entidade no Brasil e o consultor Jörgdieter Anhalt, responsável pelas atividades da cooperação GIZ, no âmbito do CTGAS-ER.

Na ocasião foi apresentado um histórico das atividades realizadas e os resultados alcançados, no período de 2012 a 2016, reforçando a importância da parceria para atuação do SENAI e CTGAS-ER, na área de Energias Renováveis. Foram também discutidas as necessidades, oportunidades e os desafios para o ano de 2017, no âmbito da parceria Senai/CTGAS-ER e GIZ, retratadas em um Plano de Ação, no qual foram apresentadas diversas atividades e sinalizadas prioridades, como: continuidade e conclusão das iniciativas para implantação do laboratório didático de energia eólica, propiciando a ampliação da oferta de cursos na área, em especial o de Operação e Manutenção de Parques Eólicos; ampliação da oferta de cursos e implantação do Laboratório de Segurança no Trabalho, para atendimento ao segmento de energia eólica e solar, incluindo um programa de capacitação de docentes e a busca pela certificação internacional; realização de uma pesquisa de egressos do curso de especialização técnica em energia eólica; implantação do curso de Especialização Técnica em Eficiência Energética; ampliação da oferta dos cursos na área de energia solar.

Para a diretora Executiva do CTGAS-ER, a cooperação técnica entre o Senai e a GIZ tem sido de fundamental importância para o Centro. Pois, tem propiciado, tanto para o Senai/RN-CTGAS-ER, como para outros Departamentos Regionais do Senai, em diversos Estados, a capacitação de docentes, a implantação de cursos, a elaboração de materiais didáticos, o intercâmbio de conhecimento e a transferência de tecnologias.

Segundo Cândida Aragão, sem o apoio do Departamento Nacional do Senai e da GIZ, o CTGAS-ER não teria avançado tanto na oferta de cursos para a área de energias renováveis. Para se ter uma ideia, no período de 2011 a 2012 foram realizadas 2.258 matrículas em cursos na área de energias renováveis, especialmente, na área de energia eólica, das quais, 511 matrículas (26%) em cursos de nível técnico. Podendo-se considerar a especialização técnica em energia eólica, que foi fruto do Comitê Técnico Setorial Nacional de energia eólica, é a única do Brasil, no formato desenvolvido pelo CTGAS-ER, como um case de sucesso, com a realização de 440 matrículas em quatro anos. Esse curso tem gerado oportunidade para diversas pessoas se qualificarem e se inserirem no mercado de energia eólica, atendendo a necessidade do setor de mão de obra qualificada.

A cooperação técnica do Senai Nacional com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ) vem ocorrendo desde 2010, com o objetivo inicial de ampliar a formação de mão de obra para o setor de energia eólica e, posteriormente, agregando as áreas de energia solar e eficiência energética.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas