pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

04.10.17
|
Energisa capacita professores para disseminação de Projeto de Eficiência Energética
Fonte: Paraíba Online - 03.10.2017
Começou nessa segunda-feia (2), no Hotel Xênius, no Cabo Branco, em João Pessoa, a capacitação para 90 professores de escolas públicas, realizada pela Energisa em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Paraíba e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Até sexta-feira, 6, os professores serão capacitados para se tornarem multiplicadores de boas práticas de consumo de energia e conscientização sobre o uso eficiente do recurso de forma interdisciplinar.

A capacitação segue metodologia desenvolvida pelo Programa Nacional de Conservação de Energia da Eletrobrás (Procel), denominada “A Natureza da Paisagem – Energia, recurso da vida”, e o treinamento está sendo ministrado por especialistas do Instituto Federal do Ceará e acompanhamento do Instituto de Pesquisa e Promoção do Desenvolvimento e da Sustentabilidade.

“Sabemos da dificuldade que é tirar um professor de sala de aula, mas esse tipo de capacitação é muito importante. É preciso provocar a transformação no modo como a energia elétrica é utilizada. Essa capacitação integra o programa educacional que faz parte do nosso Projeto de Eficiência Energética e está alinhada com as diretrizes da educação básica”, explica o gerente de projetos da Energisa, Renato Deladea.

Para a professora Cláudia Ferreira, da Escola Municipal Alice Carneiro, a capacitação é uma excelente oportunidade para aprimorar um assunto que ela já trabalha na escola.

Geógrafa e engenheira florestal, Cláudia dá aula de Energias Renováveis numa disciplina eletiva para alunos do ensino médio. Já a professora Jordânia Nascimento, de Mamanguape, está ansiosa pelo seu primeiro contato com o tema.

“Dou aula de matemática no ensino fundamental e espero colher muitos dados para trabalhar sentenças matemáticas e mostrar, na prática, os benefícios na redução do consumo de energia”, planeja Jordânia.

Reconhecendo a importância das parcerias público-privadas, a assessora de comunicação da Secretaria Estadual de Educação, Natália Melo, afirma que a secretaria busca o máximo de capacitações para os professores, visando sempre uma formação contínua.

“Recentemente lançamos um protótipo de um projeto e entregamos 100 laboratórios de qualificação em energia solar e elétrica. Não podíamos deixar passar essa oportunidade de capacitar nossos professores”, justifica.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas