pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

20.03.17
|
Rede elétrica inteligente ajuda a reduzir perdas
Fonte: Energia SP - 17.03.2017
São Paulo - A chegada ao setor elétrico da internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) é questão de tempo, disse Pedro Kurbhi, gestor executivo do grupo EDP no Brasil. Ele participou na quarta-feira do evento Fóruns Estadão IoT e Infraestrutura.

“Observando países em que o setor é mais amadurecido, conseguimos ter certeza de que o mercado brasileiro também vai ser impactado por IoT”, afirmou Kurbhi, durante painel sobre tráfego de dados, segurança e eficiência energética.

Por enquanto, segundo o executivo, o setor energético passa pelas primeiras etapas de transformar processos analógicos em digitais.

A aplicação de tecnologia para eficiência energética será indispensável para as cidades inteligentes nos próximos anos. Para os painelistas, o brasileiro já está acostumado a reduzir custos energéticos devido aos problemas de racionamento de energia vividos no início dos anos 2000.

Celso Motizuqui, gerente geral de vendas da Furukawa, lembrou que, até 2050, 80% da população mundial morará em áreas urbanas. A gestão de energia, portanto, será primordial para o funcionamento das cidades. Para isso, será necessária a implementação em larga escala da rede elétrica inteligente, também conhecida por smart grid.

Atualmente, são poucas as cidades brasileiras que contam com a tecnologia, que tem como característica automação da rede, melhora no controle da distribuição e redução dos tempos de falhas.

Cidades inteligentes. Melhorar a gestão da energia é fator-chave para garantir o funcionamento de municípios completamente conectados.

A adoção do IoT deve transformar as cidades em espaços inteligentes (smart cities, em inglês). Conectividade e energia elétrica serão fatores primordiais para isso.

Anderson Dornelas, gerente de projetos de soluções de energia da Hitachi Consulting na América Latina, ressaltou a importância da energia elétrica nos próximos anos.

“Estimamos que, em alguns anos, a demanda por energia será semelhante à procura por água. A sociedade não conseguirá viver sem energia, nem mesmo por apenas alguns segundos”, acrescentou o executivo da Hitachi.

Os painelistas concordaram que a atual infraestrutura energética brasileira não conseguiria dar suporte a uma sociedade totalmente conectada.

Os investimentos em expansão dos projetos de smart grid para todo o território nacional ainda são um desafio para as empresas concessionárias de energia elétrica, disseram.

Maria Tereza Vellano, diretora de planejamento, engenharia e obras de distribuição da AES Eletropaulo, afirmou que as principais dificuldades estão relacionadas aos custos dessa tecnologia.

“O principal desafio é o custo dos equipamentos. Mesmo os produtos locais são muito caros, o que dificulta a expansão. Para se ter uma ideia, o medidor inteligente usado num smart grid custa R$ 800, enquanto o convencional sai por R$ 70”, explicou.

A crise econômica brasileira foi apontada pelos participantes como um dos fatores que inibem os investimentos.

Proteção. Com a rede elétrica totalmente conectada, sua segurança torna-se um desafio. “Além de decidirmos como será a implantação dessas redes inteligentes, precisamos pensar ainda em formas que as tornem imunes a ataques de hackers”, disse Motizuqui.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas