pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

26.10.16
|
RGE moderniza sistema de iluminação de shopping de Caxias do Sul
Fonte: Procel Info - 26.10.2016
Rio Grande do Sul - Uma parceria entre a Rio Grande Energia (RGE) e o Shopping Iguatemi de Caxias do Sul vai gerar uma economia capaz de abastecer 400 residências gaúchas durante um ano. Por meio de seu Programa de Eficiência Energética (PEE), a concessionária investiu R$ 998 mil em um projeto para a eficientização do centro comercial.

A ação desenvolvida pela Gerência de Eficiência Energética tem como foco o consumo inteligente da eletricidade, evitando o desperdício e tornando o prédio mais confiável, com equipamentos mais modernos e que obedecem rígidas normas técnicas. A expectativa é que o projeto gere economia de 702,95 MWh por ano e redução de demanda de ponta de 108,7 kW anualmente, contribuindo para trazer mais confiabilidade ao sistema elétrico gaúcho.

O projeto, de acordo com o gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, Luiz Carlos Lopes Jr, tem em seu escopo a padronização das áreas de convivência com o uso de lâmpadas com tecnologia LED. No total, foram substituídas 4001 lâmpadas em todo complexo comercial. “Parte do recurso foi empregada na automação do funcionamento das luminárias de uso ininterrupto, o que garante diferentes níveis de iluminação durante o dia e também no uso de sistema de lâmpadas tubulares com ligamento e desligamento programado”, explica.

Conforme Lopes Jr., o projeto em parceria com o Iguatemi vai dar mais confiabilidade a todo o sistema da RGE, pois alivia a utilização dos recursos, especialmente nos horários de maior demanda. “Desta forma, além de possibilitar um ambiente mais seguro para lojistas e frequentadores do espaço, a concessionária reforça, indiretamente, sua rede de distribuição, minimizando a possibilidade de falhas no sistema”, afirma o executivo.

Além do ganho para a rede de distribuição, o shopping também será beneficiado com uma redução anual estimada em R$ 242 mil na conta de energia. “Queremos incentivar o consumo inteligente de energia e uma cultura de uso racional de todos os recursos. Esta é a base do Programa de Eficiência Energética das distribuidoras do Grupo CPFL Energia”, destaca.

Pelas regras da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o PEE, a parceria entre a distribuidora e o shopping acontece por meio de um contrato de desempenho. Ou seja, o Iguatemi devolverá o recurso investido pela concessionária por meio da economia obtida, o que torna o projeto mais atrativo para o consumidor que não precisa investir diretamente na modernização do seu sistema de iluminação.

* Com informações da RGE Energia
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas