pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

18.01.17
|
Alunos apresentam projeto sobre eficiência energética em feira nacional
Fonte: UFPA - 17.01.2017
Divulgação
Pará - O projeto “Smart Home: Casa inteligente, visando a eficiência energética”, criado por alunos de uma escola pública de Ananindeua, será apresentado na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FeBrace). O aplicativo, desenvolvido com a ajuda do aluno de Engenharia da Computação da UFPA, Saulo Leite, e do professor de Física, Jefferson Brito, tem o objetivo de diminuir o gasto de energia elétrica e água, além de criar um pensamento crítico em relação à preservação do meio ambiente.

O protótipo, que não tem fins lucrativos, funciona conectado ao celular e envia avisos quando o uso de água ou energia está excessivo. Além disso, o aplicativo, por meio de um sensor de umidade, sabe o momento certo de regar as plantas de casa e também capta energia solar e água da chuva.

“O aplicativo funciona para automatizar uma casa, no caso do projeto, uma maquete. O usuário poderá ligar e desligar os componentes eletrônicos da casa onde o sistema for instalado por meio do seu celular via Bluetooth”, explica Saulo.

Os criadores do aplicativo - Marielly Rodrigues, Juliana Duarte, Paola Silva, Mateus Fiel e Thiago Acácio - todos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Regina Coeli, construíram a casa inteligente com conhecimentos das ciências exatas e biológicas e, também, com o auxilio do comitê científico da escola e do graduando em Engenharia da Computação, Saulo Leite.

“Eu fui o tutor dos alunos no desenvolvimento de todo o projeto, inclusive do aplicativo. Eu já tinha o aplicativo pronto, mas não podia entregar a eles sem que eles me mostrassem que são capazes de desenvolver o seu próprio aplicativo. Afinal, era essa a intenção da implementação do projeto na escola”, conta o universitário, que se envolveu no projeto por meio do programa de extensão Laboratório de Engenhocas da UFPA.

Os alunos, que tem entre 16 e 18 anos, apresentarão o resultado de suas pesquisas nos dias 21, 22 e 23 de março de 2017 na FeBrace. A feira é realizada na Universidade de São Paulo (USP) e tem como objetivo expor novos talentos em todos os campos das ciências, apresentando projetos criativos e úteis vindos de várias escolas da Educação Básica do Brasil inteiro.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas