pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

26.09.16
|
Comgás apresenta ciclo de inovação 2016/2017
Fonte: Setor Energético - 26.09.2016
São Paulo - A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) realizou a terceira edição do “Inova Comgás”. O evento teve o objetivo de apresentar as áreas de interesse da Companhia para o desenvolvimento de novos projetos para o ciclo 2016/2017 da área de Pesquisa & Desenvolvimento e Inovação.

“Entendemos que a energia precisa evoluir todos os dias e nosso interesse é entregar um serviço cada vez melhor para os nossos clientes. A Comgás mantém há 12 anos a área de Desenvolvimento e Inovação, com a finalidade de buscar novos produtos e soluções tecnológicas que garantam a eficiência e aumentem a qualidade e segurança dos serviços prestados. Desde então, já investimos mais R$ 46 milhões no desenvolvimento de 128 projetos”, afirma o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Comgás, Bruno Anici.

Os novos desafios foram apresentados para que empresas parceiras da Companhia possam desenvolver projetos em diversas áreas. Em “Infraestrutura”, por exemplo, a Comgás busca novas ideias voltadas para a otimização e processos, como a visualização em tempo real dos danos em sua rede, soluções tecnológicas para treinamentos e até mesmo drones para inspeção.

O tema “Desafios Tecnológicos” foi apresentado voltado principalmente para os processos executivos como, por exemplo, possíveis automatizações da leitura de medidores e acompanhamento do consumo online. Na área de “Mobilidade Urbana” foram apresentadas ações focadas no GNV como novos aplicativos e kits otimizados para a conversão.

Para os equipamentos já existentes a Comgás busca o “Desenvolvimento Tecnológico” em aplicações como aquecimento de piscinas, ar condicionado, kits para conversões de fogões. Os temas de “Geração Distribuída”, com foco em geradores e turbinas e “Outras Fontes de Energia” para serem associadas ao gás natural, como biometano, também foram apresentadas pela Companhia.

“A inovação veio para marcar novas fronteiras para o desenvolvimento dos negócios. Inovar é pensar em soluções, evoluir, ir além, mas também é empreender e pensar em modelos de negócios associados a esse desenvolvimento”, comentou Sérgio Silva, Diretor Comercial da Comgás.

Projetos selecionados ciclo 2015/2016

Durante o evento foram apresentados os projetos, já aprovados pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), relativos ao ciclo 2015/2016.

Eficiência energética em hotéis — A ideia é desenvolver uma solução híbrida: um único equipamento movido a gás natural para gerar calor e, consequentemente, água quente e água fria. O projeto “Soluções híbridas para a eficiência energética em hotéis” é da Solve e InPrediais.

Uso racional da água e eficiência energética de aquecedores — Viabilizar um aquecimento mais rápido da água do chuveiro movido a gás natural, racionalizando o uso do insumo, e permitir um melhor aproveitamento do calor desperdiçado pelos aquecedores. Estes são os objetivos do projeto “Solução Ecohouse para o uso consciente da água e melhoria da eficiência energética e sistema de aquecimento”, outra iniciativa da Solve.

Equipamentos inteligentes — A proposta é a utilização de óculos equipados com câmeras e outros equipamentos que otimizariam a identificação de condições de campo, em casos de vazamento, por exemplo e até mesmo na auditoria de processos críticos. O projeto, chamado “Dispositivos wearables para ações de manutenção e operação”, é da empresa Sinapsis.

Instalação de novas redes — O projeto “Ligações residenciais e de comércio por furo direcional”, da Lunica e InPrediais, propõe aprimorar a instalação de novas redes de gás natural e o processo de ligações dessa malha a residências e estabelecimentos comerciais, evitando os transtornos causados pelas obras. O furo direcional é utilizado pela Companhia para a instalação de novas redes e consiste na abertura de duas valas de apenas 1mx1m e através de um equipamento de perfuração direcional a tubulação é inserida.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas