pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

17.08.17
|
Projeto inédito de sustentabilidade traz Lenine em palco giratório movido por bicicletas
Fonte: Procel Info - 15.08.2017
Pedalar uma bicicleta traz benefícios que vão além da saúde e do condicionamento. As pedaladas podem produzir energia suficiente para carregar celulares, acender luzes e até mesmo manter uma banda com seis integrantes em um palco giratório. É esta a proposta do inédito projeto “Energizando”, produzido pelo Pedal Sustentável, empresa que há 10 anos atua no campo da sustentabilidade e no apoio a fontes limpas de energia. O “Energizando” vai acontecer no próximo dia 27 de agosto (domingo), no Anfiteatro do Parque Villa Lobos, a partir das 11h, com show de encerramento do cantor pernambucano Lenine, artista engajado em propostas ambientais que visam reduzir o impacto de CO2 no planeta.

O “Energizando” é um projeto revolucionário na geração de energia, sem que haja uso de tomadas, geradores ou acúmulo de resíduos sólidos. O evento contará com um palco giratório de seis metros de diâmetro com 70 cm de altura. O palco fará um giro completo a cada dois minutos impulsionado pela força humana gerada a partir de quatro bicicletas, que vão gerar a energia necessária para o movimento circular. Em torno do palco, estarão instaladas 16 bicicletas disponíveis para o público pedalar, criando assim uma usina humana de 1.200 watts. Há ainda a preocupação com a acessibilidade. Haverá duas bicicletas adaptadas para cadeirantes e outras quatro para crianças.

O “Energizando” teve uma primeira etapa em junho, no Parque Ibirapuera. Segundo o engenheiro eletricista José Carlos Armelin, o show de encerramento com Lenine veio em razão da identificação entre o artista e o objetivo do projeto em estimular o uso de fontes limpas de energia. “Como também sou ciclista, sempre estudei as múltiplas possibilidades de gerar energia limpa e praticar hábitos saudáveis”, afirma. A escolha pela data e pelo local obedeceu aos mesmos princípios. O dia 27 de agosto é o Dia Mundial da Limpeza Urbana e o Parque Villa Lobos está em uma área que era ocupada por um lixão, até meados dos anos 80.

Em mais de 30 anos de carreira, Lenine tem se engajado como colaborador de grupos como SOS Mata Atlântica, Witness (ao lado do músico Peter Gabriel), Rain Forest Alliance, ONU, WWF e Projeto Albatroz Brasil, entre outros. Em 2015, lançou o álbum “Carbono”, com músicas como “Simples Assim” e “Quede Água”, que pedem a atenção das pessoas contra a destruição dos recursos naturais do planeta. Em julho, Lenine venceu o 28º Prêmio da Música Brasileira nas categorias Cantor e Melhor Álbum, pelo disco “The Bridge”.

O projeto é uma iniciativa do Pedal Sustentável, com apoio da AES-Eletropaulo, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e da Secretária de Estado do Meio Ambiente.

ENERGIZANDO

Data: 27/08/2017 (domingo)

Local: Parque Villa Lobos, no anfiteatro

Endereço: Av. Profº Fonseca Rodrigues, 2.001 – Alto de Pinheiros

Horário: das 11h às 16h

PROGRAMAÇÃO:

11h – Abertura, seguida de palestra “Importância da Energia com Fontes Limpas” com o engenheiro José Carlos Armelin, sócio do Pedal Sustentável, e Clara Bidorini, da equipe de Inovação da AES Eletropaulo;

11h30 – Coral USP XI de Agosto

14h – Show com o Duo Ecobike by Pedal Sustentável, formado por Ney Marques (bandolim) e Ítalo Peron (violão);

14h30 - Show com o Duo Pê Éfe, formado por Filó Silva (voz) e Pedro Milanesi (violão)

15h - Palestra – “Inovação e Uso de Fontes de Energia Limpa” , com o engenheiro José Carlos Armelin e Ricardo Kahn, gerente de Inovação da AES Eletropaulo

16h – Lenine – voz e violão

Pedal Sustentável

Empresa fundada em 2008 pelo engenheiro eletricista José Carlos Armelin, em Santa Bárbara D’Oeste (SP), o Pedal Sustentável tem como missão a difusão dos princípios de sustentabilidade, pelo fornecimento de bicicletas geradoras de energia. Atua junto a entidades, empresas privadas e prefeituras. Entre os clientes, estão o SESC, Senai. Sesi, Sebrae, WWF, União Europeia e SBPC. Há dois anos, participa do carnaval paulistano com o Bloco do Pedal.

Mais informações:

Guilherme Meirelles – Jornalista

Tels. 11 5579 4875 e 11 9 9997 1610

e mail: contato@pedalsustentavel.com.br e www.energizando.art.br

* Com informações de Pedal Sustentável
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas