pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

03.07.17
|
Eletrodomésticos modernos são sustentáveis e beneficiam o consumidor
Fonte: Segs - 29.06.2017
Quem não gosta de ajudar a preservar o planeta, certo? Por isso, hoje em dia, a sustentabilidade é praticamente obrigatória nas empresas e nos processos de fabricação. Ter uma vida sustentável não quer dizer que você não vai ter conforto, pelo contrário. Felizmente, essa realidade está cada vez mais próxima de nós.

Os eletrodomésticos modernos e sustentáveis têm como objetivo oferecer alto desempenho e baixo consumo. Além disso, possuem design de elevado nível e ainda diversas soluções inovadoras. Não podemos esquecer a eficiência energética, que nada mais é do que o resultado da tecnologia conhecida como “Digital Inverter”, presente em diversos aparelhos, como lavadoras, refrigeradores e ares-condicionados. Saiba mais sobre esse assunto e sobre esses eletrodomésticos que vão ajudar você a economizar na conta da luz.

O design sustentável

O design voltado para a sustentabilidade hoje é tendência no mundo inteiro. No entanto, ele “nasceu” na década de 1990. O seu objetivo desde o início é produzir aparelhos, produtos, serviços e sistemas que ajudem a diminuir a utilização de recursos não renováveis e com consequências no meio ambiente. Por isso, diversas empresas investiram nessa inovação tecnológica para diminuir o impacto ambiental. Dessa forma, há menos gasto de água, energia e menor geração de lixo.

Felizmente, várias marcas já atuam com o chamado ecodesign. Além disso, elas têm trabalhado bastante no conceito de ciclo de vida dos eletrodomésticos, que são pensados desde o seu desenvolvimento até o seu destino final. Graças a essas inovações, não são apenas as indústrias e os produtos que estão mudando e melhorando: o dia a dia das pessoas também está.

Transformações dos eletrodomésticos

Os eletrodomésticos já passaram, e continuam passando, por várias transformações devido às inovações ligadas à sustentabilidade. O objetivo é sempre melhorar os produtos e o dia a dia do consumidor. Conheça algumas das mudanças realizadas em eletrodomésticos que fazem parte de nossa rotina:

- Novos modelos sustentáveis de refrigeradores possuem um compressor com velocidade variável, que consegue diminuir em mais de 30% o consumo de energia. Dessa forma, sua velocidade é regulada para oferecer apenas a energia necessária. Para monitorar a velocidade e o seu funcionamento, são adicionados componentes eletrônicos. Os antigos modelos de refrigeradores não funcionavam dessa maneira.
- Outro modelo que melhorou, ou melhor, que surgiu, foi o ar-condicionado inverter. Essa tecnologia, conhecida como inverter, consegue diminuir em até 40% o consumo de energia. Seu funcionamento é similar ao do compressor dos refrigeradores.
- A lava-louça surgiu para diminuir o tempo nos afazeres domésticos, trazer mais praticidade ao lar e também para economizar no consumo de água. Ela é muito mais econômica do que fazer a limpeza manualmente quando o assunto é água.
- A máquina de lavar roupa também passou por transformações. Com o decorrer dos anos, as empresas conseguiram diminuir a quantidade de água durante as lavagens, enquanto a eficiência da máquina aumentou. Assim, é possível lavar mais peças de roupa com a mesma quantidade de água.

Benefícios

Os benefícios desses eletrodomésticos são tanto para o meio ambiente quanto para o consumidor. Este último, por exemplo, pode sentir o resultado em seu bolso. Vale a pena fazer um investimento maior em um eletrodoméstico sustentável, pois é no dia a dia, ou seja, na redução de consumo de energia, que você vai economizar. O mesmo vale para o consumo de água.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas