pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

31.05.17
|
Cocriação: empresas trabalham juntas para chegar mais longe
Fonte: Época Negócios - 30.05.2017
A competitividade pode ser um atributo que coloca o ser humano em movimento e o motiva a superar barreiras, mas quando unimos forças, podemos chegar mais longe e mais rápido. É o que vêm demonstrando alguns resultados obtidos pelas parcerias entre empresas. Não apenas as gigantes do mundo tecnológico, que têm a inovação como alicerce principal, estão se unindo cada vez mais para desenvolver novas tecnologias em parceria, mas empresas de todos os segmentos, dos serviços às ONGs, descobriram o valor da cocriação.

União pelo meio ambiente

Um exemplo de cocriação entre gigantes é o caso do projeto GE Ecomagination, uma área de desenvolvimento de tecnologias sustentáveis ligadas à eficiência energética e à água. Para o desenvolvimento ágil de novas soluções, a empresa atua em parceria com oito companhias – Statoil para a redução de emissões; Masdar City para o tratamento de águas; Walmart para o estímulo ao consumo de energia renovável; Total para o fornecimento de itens para geração de energia limpa; Goldman Sachs MWH para o financiamento público de acesso à água; Bhp Biliton para a redução de emissões na mineração e com a Intel para a redução de desperdícios na manufatura. Saiba mais sobre o projeto: https://www.ge.com/about-us/ecomagination/partnerships

Outro caso de união pelo meio ambiente se deu entre uma empresa de consumo e uma ONG. A Adidas anunciou recentemente a criação de um tênis composto em 95% por plástico retirado do oceano pela ONG Sea Shepherd. A parceria foi criada por meio da Parley for the Oceans, uma organização que une empresas, governos e grupos para pensar soluções para o problema da poluição no oceano.

Consumidores colaborativos

Além de empresas e ONGs colaborando para a inovação, há também casos em que os consumidores são convidados a colaborar com o aperfeiçoamento ou a criação de novos produtos e serviços que melhor os atendam. Um exemplo é o Deutsche Bank, que está convidando o público geral a sugerir ideias para o uso de inteligência artificial no atendimento. O recurso, chamado Crowdstorming, vem sendo utilizado por várias companhias com ótimos resulltados.

Na tradicional LEGO, seus clientes fazem parte de uma comunidade online que coleta e propõe novas ideias, sempre submetidas à votação dos participantes. Quando um projeto atinge 10 mil votos, a empresa revê a ideia e a viabiliza, sempre sob a aprovação do criador. O Manchester City FC reformulou o site do time co-criando com os fãs e torcedores. O endereço Mancity.com foi refeito com participantes ao longo de várias fazes de focus groups, enquetes, protótipos e testes com usuários.

Afinal, uma das grandes tendências de consumo da atualidade é a participação e a geração de experiências, criando novos vínculos entre marcas e consumidores.


Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas