pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

24.11.17
|
Procel lança selo para aparelhos de TV no modo ativo
Fonte: Eletrobras - 21.11.2017
O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), iniciativa do governo federal que é coordenada pelo Ministério de Minas e Energia e executada pela Eletrobras desde a sua criação, acaba de lançar o Selo Procel para televisores no modo ativo (on). O potencial de economia de energia com essa iniciativa é extraordinário para a sociedade brasileira.

Considerando que: 25% do mercado de televisores atuais atenderiam aos critérios estabelecidos para o Selo Procel; a posse média de televisores é de 1,41 por residência (Pesquisa de P​osse e Hábitos Procel 2005); e, em 2016, o país contava com aproximadamente 69 milhões de residências, conforme a resenha EPE de janeiro de 2017; o potencial técnico de economia com a concessão do Selo Procel para televisores no modo ativo é de aproximadamente 544 GWh/mês ou 6.524 GWh/ano.

Esse valor representa uma economia aproximada de 4,91% do consumo de energia brasileiro no ano de 2016. Levando em consideração que o consumo médio de energia de uma residência no Brasil é de 161 kWh/mês (resenha EPE, 2017), essa economia representaria o consumo de aproximadamente 3,3 milhões de residências brasileiras.

Essa iniciativa consolida o trabalho já realizado para televisores no modo espera (stand-by), cuja concessão do Selo Procel foi iniciada em 2007. Há dez anos, a média dessa potência era de 5,6 watts, e atualmente quase a totalidade dos televisores encontrados no mercado nacional apresentam a potência em modo de espera inferior a 1 watt.

Para proposição dos critérios de eficiência energética em televisores no modo ativo, foram utilizados alguns dados obtidos em ensaios realizados em 41 modelos de televisores nas tecnologias LED, LCD, CRT e Plasma, com bas​​e no Regulamento Técnico da Qualidade (RTQ) para Televisores vigente. Atualmente, há seis laboratórios brasileiros habilitados pelo Procel para realizar esses ensaios.

  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas