pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

20.03.17
|
Eficiência Energética é tema de palestra em Curitiba
Fonte: Curitiba de Graça - 18.03.2017
Paraná - Edifícios que são capazes de gerar 100% da energia que consomem, tornando-se autossuficientes, e tornando-se financeiramente mais vantajosos. Uma realidade que já pode ser vista nas sedes de algumas empresas no Brasil e que, segundo especialistas, deve ganhar cada vez mais espaço.

Dados divulgados pelo Green Building Council (GBC), organização responsável por emitir no país o certificado Leed, que estabelece as melhoras práticas de construção sustentável, revelam que construir de forma sustentável não faz bem apenas para o meio ambiente, mas também para o bolso.

Um estudo realizado pela entidade compara o desempenho de mercado dos empreendimentos comerciais certificados e não certificados. Na capital carioca, em média, o valor de locação por metro quadrado é 24% maior em edifícios com Leed: R$ 146, ante R$ 117. Em São Paulo, essa diferença é de 10%.

Na região da avenida Faria Lima, que concentra grandes empresas na cidade de São Paulo, porém, a diferença chega a 40%. A taxa de vacância em prédios certificados é 7% menor, no Rio, e 9,5% menor, na capital paulista. Já o valor do condomínio, para quem não segue as normas do GBC, aumenta 12% para os paulistanos e 25% no Rio, por conta da maior eficiência das edificações.

Para obter o certificado, é preciso atender a critérios como economia de água e energia, climatização adequada e boa qualidade do ar. Isso pode ser obtido com elevadores inteligentes, painéis solares e a escolha dos materiais adequados. Nos dez anos de atuação do GBC no País, mais de 1,2 mil projetos foram registrados, o quarto maior volume do mundo. Desse total, 393 foram certificados.

De acordo com o especialista em eficiência energética e construção sustentável, Guido Petinelli, edifícios são notoriamente ineficientes. Segundo o arquiteto, o desperdício de energia é absurdo e a maioria dos gestores mal se deu conta que está diante de uma fantástica oportunidade”, garante.

Evento

Para falar sobre o assunto, o especialista em eficiência energética e construção sustentável Guidoo Petinelli participa no dia 23 de março, em Curitiba (PR) da palestra Ecoeficiência Energética, que tem como objetivo quebrar um paradigma: que para ser mais eficiente (reduzir o custo de operação) é necessário um investimento inicial maior. Através de vários estudos de caso reais, será apresentado como reduzir o consumo de energia de um edifício pela metade com zero custo adicional de obra.

Também serão apresentados alguns dos primeiros edifícios Net Zero Energia em operação no Brasil. Através da combinação entre eficiência energética e geração local de energia.

O evento contará ainda com a participação do engenheiro civil, vice-presidente da área Técnica do Sinduscon-PR, Euclesio Finatti, que também coordena a Comissão de Estudos da ABNT para o desenvolvimento da norma do sistema construtivo wood frame.

Com patrocínio da Bardusch Lavandeira Industrial, o evento está sendo promovido pela De Paola e Panasolo Sociedade de Advogados, Roadimex Ambiental, Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha e Portal Madeira e Construção.

Serviço:

Palestra Ecoeficiência Energética

Dia: 23 de março (quinta-feira)

Horário: das 8h30 às 11h30

Local: De Paola & Panasolo – Sociedade de Advogados

Rua Jaime Balão, 331 – Hugo Lange – Curitiba – PR

Inscrições gratuitas pelo e-mail ahkparana@ahkbrasil.com ou contato@dpadv.com.br (Informar: nome, empresa, cargo, e-mail e telefone). As vagas são limitadas.

Informações:

(41) 3323-5958 (Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha)

(41) 3223-4059 (De Paola e Panasolo Sociedade de Advogados)

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas