pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

10.08.17
|
Unisc e Solar Green firmam parceria para maior eficiência energética
Fonte: Unisc - 08.08.2017
Com o objetivo de reduzir os gastos com o consumo de energia elétrica, a empresa santa-cruzense Solar Green está desenvolvendo projetos de soluções sustentáveis para a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A parceria firmada por 5 anos tem como proposta elaborar estudos de viabilidade técnica-econômica, implantação de Medição e Verificação (M&V), substituição de equipamentos por outros de maior eficiência energética e instalação de geradores fotovoltaicos, nos campi de Santa Cruz do Sul e Montenegro

Segundo o engenheiro da Solar Green, Paulo Farah, foram disponibilizados vários multimedidores de energia que estão sendo instalados em diversos circuitos de iluminação e climatização, além de softwares supervisórios para controle e gerenciamento. Esses conjuntos são responsáveis pela medição do consumo antes e depois das substituições de equipamentos, com o objetivo de auditar a eficiência das novas lâmpadas e luminárias LED e dos geradores fotovoltaicos e seus resultados.

“Além de multimedidores e softwares, a primeira etapa do processo contempla a substituição de lâmpadas, luminárias e implantação de geradores fotovoltaicos. As adequações já estão sendo introduzidas no campus de Santa Cruz do Sul e, na sequência, serão executadas também em Montenegro”, comentou Farah.

Os resultados obtidos serão compartilhados entre a Solar Green e Unisc, formando um banco de dados que será utilizado para estudo de novos projetos e ações em eficiência energética.

Com a implantação da primeira etapa do projeto de eficiência energética, a Unisc terá uma redução mínima de 262.420 kWh anuais, o que equivale ao consumo de aproximadamente 110 residências populares. A esse valor será acrescido, já nos próximos meses, duas usinas de minigeração fotovoltaica, em Santa Cruz do Sul e Montenegro.

O engenheiro Paulo Farah explica ainda que existem outros ganhos econômicos. “Fora o ganho com a redução do consumo, as despesas com material e mão de obra para troca de lâmpadas e luminárias ao longo dos anos têm redução significativa, visto que lâmpadas e luminárias LED tem vida útil muito maior. Agregado a isso, existe redução expressiva de custos com o descarte correto das lâmpadas”, acrescentou.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas