pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

28.03.17
|
Calculadora 2050 aponta cenários energéticos
Fonte: Procel Info - 27.03.2017
Santa Catarina - A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), ligada ao Ministério das Minas e Energia, lança nesta terça-feira (28/03), em sua sede no Rio de Janeiro, uma ferramenta digital que permite a construção de diferentes cenários energéticos para o horizonte futuro: a Calculadora 2050.

Por meio do balanço entre oferta e demanda de energia e de medidas de expansão da oferta e eficientização da demanda, a Calculadora 2050 permite identificar uma série de cenários possíveis para o futuro.

Para cada cenário, a Calculadora apresenta os impactos em termos de emissões de gases de efeito estufa (GEE), a composição da matriz energética e o nível de dependência externa de energia, representados em gráficos e tabelas gerados automaticamente.

Segundo o diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da EPE, eng. Ricardo Gorini de Oliveira, os resultados de cada cenário fundamentam a discussão sobre o futuro do sistema energético nacional e as áreas com maior potencial de mitigação de emissões de GEE.

Essa ferramenta digital foi desenvolvida inicialmente pelo governo do Reino Unido e foi adaptada para países como China, Índia, Colômbia, México, África do Sul, Japão, Coreia do Sul e Bélgica, entre outros.

A versão brasileira foi desenvolvida pela EPE, com o suporte do Departamento de Energia e Mudanças Climáticas do Reino Unido (atual BEIS) e da Embaixada Britânica no Brasil. Os cenários foram elaborados em parceria pela COPPE/UFRJ e EPE e discutidos em dois eventos realizados na EPE com especialistas.

Clique aqui para conhecer a ferramenta.

*Com informações da Celesc
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas