pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

09.10.17
|
Confira 7 medidas simples para economizar e para reduzir o consumo de energia da geladeira
Fonte: Aqui Acontece - 06.10.2017
A geladeira de duas portas com degelo automático (modelos com sistema frost-free) está entre os 10 eletrodomésticos que consomem mais energia elétrica nos lares do Brasil. Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), que realizou a análise do consumo de energia elétrica nos principais eletrodomésticos utilizados na cozinha e na área de serviço, o refrigerador frost-free de duas portas é o segundo equipamento que mais gasta eletricidade nas casas.

Com a vantagem de facilitar a vida dos consumidores, por não precisar realizar o degelo manual periódico da geladeira, o modelo frost-free é um dos mais procurados pelos consumidores. Confira algumas medidas simples para evitar que a geladeira consuma mais energia elétrica do que o necessário. E descubra quais modelos oferecem maior eficiência energética.

Compre geladeira com selo Procel

Existem diversos modelos de geladeiras sendo vendidos no mercado. A primeira dica para garantir economia na conta de luz é comprar sempre eletrodomésticos com selo de eficiência energética.

Geladeira com uma porta é mais econômica

De acordo com dados da pesquisa do IDEC, a geladeira de uma porta sem degelo automático consome em torno de 25,2 KW por mês. Já o modelo frost-free de duas portas gasta mais do que o dobro: em torno de 56 KW mensais.

Realize degelo manual periodicamente para reduzir consumo de energia

Quem possui geladeira sem sistema frost-free tem como vantagem contar com um eletrodoméstico que consome menos eletricidade em sua cozinha. Mas, é preciso tomar cuidado para que essa economia pare de ocorrer por conta do acúmulo de gelo no interior do refrigerador.

Para economizar ainda mais na conta de luz, a recomendação é realizar degelo manual periodicamente. Quando a camada de gelo passar de um centímetro é porque já está na hora de realizar a higienização interna da geladeira.

Verifique se o termostato está corretamente ajustado
Essa é uma medida simples que faz toda a diferença na conta de luz. Consulte o manual da geladeira para verificar a temperatura correta do termostato do eletrodoméstico. A dica para poupar energia elétrica é deixar no mínimo recomendado pelo fabricante.

Evite abrir a porta da geladeira quando não houver necessidade

Decidir o que vai comer abrindo a porta da geladeira e analisando calmamente todas as opções que estão dentro dela é uma certeza de aumento na conta de luz. Isso porque toda vez que você abre a porta do eletrodoméstico o ar quente entra e o ar frio sai.

Por esse motivo é necessário que o refrigerador aumente sua potência para manter a temperatura ideal circulando em seu interior. E o resultado é maior gasto de energia elétrica.

Não guarde comida quente na geladeira

Quem tem por hábito colocar a comida ainda quente dentro da geladeira acaba pagando a conta de luz mais alta. Essa prática demanda maior consumo energético do eletrodoméstico já que ele precisa aumentar a potência para garantir o clima ideal em seu interior.

Cuidado especial com as serpentinas atrás do eletrodoméstico

Pouca gente lembra de realizar uma limpeza periódica nas serpentinas que ficam localizadas na parte traseira da geladeira. Essa higienização é necessária pois a poeira pode bloquear a circulação de ar na parte de trás do eletrodoméstico e provocar o aumento do consumo de energia. Além disso, é importante para quem quer economizar na conta de luz, evitar colocar roupas para secar nas grades do refrigerador. Já que essa prática também eleva bastante o consumo de eletricidade.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas