pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

06.02.17
|
Cidade catarinense ganha mais pontos de iluminação LED
Fonte: JDV Online - 06.02.2017

Santa Catarina - O município de Schroeder continua a reestruturação luminotécnica com a implantação de lâmpadas de LED na iluminação pública, que tem a vantagem de melhor luminosidade, redução da conta do consumo de energia elétrica, além de economizar em gastos com manutenção. Desde 2015 foram trocados 824 pontos de iluminação e agora serão cerca de cem pontos, iniciando pela Rua Barão do Rio Branco até a Ponte Aventura Tomaselli.

A Praça Christian Mathias Schroeder, como a via central e a Rua Paulo Jahn, já contam com a tecnologia. No decorrer do ano, além dos cem pontos já definidos, outros 600 terão as lâmpadas substituídas por LED. Os recursos são financiados pela Cosip, a taxa de iluminação pública que todo o consumidor paga que está sendo revertida para a população schroedense. As lâmpadas são fabricadas em Schroeder, com cinco anos de garantia. A vantagem é a reposição imediata.

Se ocorrer algum problema, ela é restaurada e não descartadas como acontece com as lâmpadas de vapor de sódio ou mercúrio, que contém metais pesados em sua composição. O LED não possui esses metais e a maior parte dos seus componentes é reciclável. A alta durabilidade da tecnologia também diminui a quantidade de lixo e, por consumir menos energia, diminui a quantidade de CO2 emitida na atmosfera. A informação é do secretário de Administração e Finanças, Elmer Sandro Quadros, e do Procurador Geral, Fernando Rodrigo da Rosa.

Lâmpadas com câmeras instaladas em logradouros

LED, que é uma sigla em inglês que significa diodo emissor de luz pode reduzir em mais de 50% o consumo de energia elétrica. Schroeder já sente a redução na conta da Cosip e também no gasto de energia do ginásio Alfredo Pasold, cuja redução alcançou R$ 2 mil mensais. "Vamos substituir gradativamente as luminárias tradicionais por LED pela eficiência energética, durabilidade e segurança", adiantaram Elmer e Fernando.

O custo/benefício é significativo. O LED mostra-se como um produto indicado para iluminação pública, porque além da economia proporcionada, este tipo de lâmpada exige menos manutenção e a sua luminosidade assegura embelezamento das áreas públicas e também segurança.

O Município de Schroeder vai licitar a compra de mais 50 lâmpadas especiais de LED com câmeras de vigilância para instalação em logradouros públicos de maior movimento, ainda não definidos. São as chamados pelo mercado de lâmpadas inteligentes e ajuda na segurança pública e patrimonial.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas