pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

17.02.17
|
Labelo recebe auditoria para avaliar eletrodomésticos
Fonte: PUC RS - 16.02.2017
Divulgação
Rio Grande do Sul - Os Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica (Labelo) da PUCRS receberam auditoria da Eletrobras nesta quarta-feira, 15 de fevereiro, para verificar os serviços de ensaios de eficiência energética em máquinas de lavar, micro-ondas e equipamentos para consumo de água. A partir de agora, o Labelo está à disposição dos fabricantes destes produtos para a realização de testes que conferem o selo Procel e a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia. Integrantes da estatal visitaram o complexo de laboratórios para avaliar a competência técnica, infraestrutura e os equipamentos. “Eles puderam ver pessoalmente a magnitude do trabalho desenvolvido pela Universidade na área” afirma Carlos Bindé Júnior, coordenador de Qualidade do Labelo.

William Mendes de Farias, engenheiro eletricista da estatal, lembra que o trabalho de avaliação realizado no laboratório é um ponto muito importante do processo: “Temos em torno de 37 produtos com o selo Procel no País, em verificação feita por 40 laboratórios”, lembra. A PUCRS já realiza testes de eficiência energética em outros equipamentos, como condicionadores de ar, refrigeradores, televisores, ventiladores de mesa e teto, além de lâmpadas de LED, reatores e motores.

O que é o Procel?

O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) promove o uso eficiente da energia elétrica, combatendo o desperdício e reduzindo os custos e os investimentos setoriais. Criado pelo governo federal em 1985, é executado pela Eletrobras, com recursos da empresa, da Reserva Global de Reversão (RGR) e de entidades internacionais.

Instituído em 1993, o Selo Procel de Economia de Energia indica ao consumidor, no ato da compra, os equipamentos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria. O objetivo é estimular a fabricação e a comercialização de produtos mais eficientes, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e a preservação do meio ambiente.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas