pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

30.01.17
|
Porto Alegre recebe cursos de etiquetagem
Fonte: Procel Info - 30.01.2017
Rio Grande do Sul - Os interessados na etiquetagem de eficiência energética em edificações terão acesso a capacitações promovidas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A próxima cidade a receber os treinamentos será Porto Alegre. Os profissionais da área poderão participar de oficina, no dia 7 de fevereiro, e de um curso, entre 8 e 9 de fevereiro.

As inscrições para os treinamentos que ocorrerão em Porto Alegre já estão abertas. Na oficina, haverá demonstrações de etiquetas de envoltória e dos sistemas de iluminação e de condicionamento de ar. Também haverá análises do impacto ambiental, da redução do consumo e das emissões dos gases de efeito estufa. A oficina abordará, ainda, os impactos no processo licitatório de projetos e obras para edifícios públicos diante da obrigatoriedade da etiquetagem.

Já o curso terá 16 horas presenciais e 4 horas na modalidade a distância. Haverá contextualização da etiquetagem e eficiência energética, legislação e impactos da etiquetagem nos processos licitatórios de projetos e obras, além da apresentação das etiquetas da envoltória, do sistema de iluminação, do sistema de condicionamento de ar e da etiqueta geral. Os participantes estudarão, ainda, a análise de custo e benefício.

SAIBA MAIS

Coordenado pelo MMA, o Projeto 3E tem o objetivo de contribuir com a economia de até quatro milhões de MWh de eletricidade nos próximos 20 anos, além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até dois milhões de toneladas de carbono equivalente (tCO2eq).

A Etiqueta PBE Edifica foi desenvolvida pelo Inmetro em parceria com a Eletrobras, por meio do Procel Edifica. As etiquetas podem ser obtidas para edificações comerciais, de serviços, públicas e residenciais. A etiqueta atesta que o prédio atende aos requisitos de desempenho e, em alguns casos, de segurança estabelecidos em normas e regulamentos técnicos.

SERVIÇO:

Oficina

Data: 7 de fevereiro, das 14h às 18h

Duração: quatro horas

Local: CENTRESAF, Avenida Loureiro da Silva, 445 - 11º andar. Porto Alegre - RS

Curso

Data: 8 e 9 de fevereiro, das 8h às 12h e das 14h às 18h

Duração: 20 horas - 4h EaD + 16h presenciais

Local: CENTRESAF, Avenida Loureiro da Silva, 445 - 11º andar. Porto Alegre – RS

* Com informações do Ministério do Meio Ambiente
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas