pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

16.01.17
|
Empreendimento turístico implanta placas solares para geração de energia renovável
Fonte: Aqui Acontece - 16.01.2017
Alagoas - Reduzir custos e buscar alternativas sustentáveis para o desenvolvimento econômico é o foco dos grandes empreendimentos em 2017, declarado pela Organização Mundial do Turismo (OMT) como o ano do Turismo Sustentável. Nesse sentido, o restaurante Hibiscus Alagoas Beach Club, localizado em Ipioca, Litoral Norte do Estado, adotou a implantação de placas solares para a geração de energia renovável.

Nesta sexta-feira (13), técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) conheceram as novas instalações. Serão instaladas, ao todo, 242 placas fotovoltaicas, com um investimento total de R$ 400 mil.

O investimento foi impulsionado, ainda, devido à isenção, adotada pelo Governo do Estado de Alagoas, do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado sobre a geração distribuída de fontes renováveis.

O convênio, articulado pela Sedetur em parceria com Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), e firmado no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), prevê a expansão da geração de energia distribuída através da utilização de equipamentos, como placas solares em telhados e minigeradores, impulsionando a produção de energia de fontes renováveis pelos próprios consumidores.

“Com o Convênio, conseguimos estimular a produção de energia renovável, diversificando a matriz energética do Estado e reduzindo custos para os setores comercial, residencial, e, principalmente, empresarial, estimulando o desenvolvimento econômico de Alagoas”, afirmou o superintendente de Energia e Mineração da Sedetur, Andrey Gameleira.

Os sócios-proprietários do restaurante, Vanderlei Turatti e Ronaldo Scurachio, destacaram a importância de preservar os recursos naturais e a intenção de transformar o empreendimento em um produto 100% sustentável.

“É importante que tenhamos consciência ambiental e, mais que isso, que todos adquiram conhecimento sobre a necessidade emergencial frente à responsabilidade social de buscar novas alternativas na geração de energia, além da evidente redução de gastos”, afirmou o empresário Vanderlei Turatti.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas