pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

20.03.17
|
Itaipu e PTI avaliam instalar banco de baterias no lugar habitado mais remoto do Brasil
Fonte: Jornal Itaipu Eletrônico - 17.03.2017
Divulgação
Paraná - Representantes da área técnica da Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) participaram nesta semana de uma expedição à Ilha de Trindade, a cerca de 1.160 quilômetros a leste de Vitória (ES), no Oceano Atlântico, para dimensionar a demanda por energia elétrica no local.

Integraram a expedição, organizada pela Marinha do Brasil, o engenheiro Eduardo Fontes Silveira, da Assessoria de Mobilidade Elétrica Sustentável, e o pesquisador Daniel Augusto Cantane, do PTI.

O objetivo da visita é avaliar a instalação no local de um módulo do Sistema Inteligente de Armazenamento de Energia (IESS, na sigla em inglês), projeto desenvolvido por Itaipu e que integra painéis solares a um banco de baterias de sódio.

Esse sistema poderá dotar Trindade de autonomia energética a partir de fontes renováveis (solar ou eólica), substituindo os atuais geradores a diesel – muito mais caros e poluentes. Hoje, o combustível fóssil só consegue chegar à ilha por meio de embarcações, uma viagem que dura de dois a três dias.

A ida dos engenheiros de Itaipu e do PTI a Trindade é uma das primeiras ações dentro do protocolo de intenções assinado em novembro por Itaipu, Fundação PTI e Marinha do Brasil, responsável pela administração da ilha.

O documento prevê intercâmbio e cooperação técnico-científica em projetos nas áreas de segurança de estruturas estratégicas, segurança de informação e comunicações, segurança cibernética, eficiência energética – entre outros campos de estudo.

No caso de Trindade, a energia é necessária para alimentar um posto oceanográfico, mantido pela Marinha. Essa guarnição militar é considerada o local habitado mais remoto do Brasil.

Na ilha, há também grande demanda de pesquisadores para desenvolvimento de trabalhos científicos, que resultou na criação do Protrindade – Programa de Pesquisas Científicas da Ilha de Trindade.

O chefe da Assessoria de Informações de Itaipu (IN.GB), Carlos Roberto Sucha, lembrou que um sistema semelhante já foi instalado no quartel-general do Exército, em Brasília, e que deverá também ser levado para postos avançados do Exército na Amazônia Legal.

O convênio com a Marinha amplia o potencial de aplicação do sistema. “A instalação do IESS na Ilha de Trindade caracteriza o primeiro passo dado pela Itaipu e pelo PTI em direção à Estação Antártica Comandante Ferraz, localizada no Continente Antártico, onde se pretende instalar o próximo sistema de armazenamento de energia destinado à Marinha do Brasil”, adiantou.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas