pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

15.03.17
|
Certel Energia susbtitui lâmpadas de escolas da região central do RS
Fonte: Procel Info - 15.03.2017
Divulgação
Rio Grande do Sul - Catorze escolas da região central do Rio Grande do Sul já foram beneficiadas pelo Projeto de Eficiência Energética da Certel Energia, que visa substituir lâmpadas e refrigeradores antigos ou ineficientes por equipamentos modernos e que tenham o Selo Procel de Economia de Energia. De dezembro a março, já foram substituídas mais de quatro mil lâmpadas. Em Teutônia, foram contempladas seis escolas as redes municipal e estadual de ensino. Já em Lajeado, oito escolas públicas foram beneficiadas com as melhorias.

Avaliação

Para Mariela Zamboni Bauer, diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Guido Arnoldo Lermen, em Lajeado, onde foram substituídas 172 lâmpadas, o programa surgiu no momento ideal. “Precisamos de verbas para tantas outras iniciativas, e esta troca de lâmpadas nos poupa um serviço que, certamente, teríamos de fazer mais adiante. Parabenizamos a Certel pela parceria com as escolas, pois todos saem ganhando com as luzes novas e muito mais econômicas”, assinala.

Os estudantes sentirão a diferença ao perceberem as salas mais iluminadas. Segundo Mariela, eles são muito observadores e as salas antes eram escuras. Para o ensino deles e também ao trabalho dos professores, isso vai ajudar muito.

A diretora observa ainda que a escola ensina aos alunos noções de economia, de como é possível fazer mais com menos. “Com esta prática, eles compreenderão mais facilmente a importância de economizar. E as famílias também serão beneficiadas, pois, queira ou não, as crianças influenciam a opinião dos pais”, completa.

Beneficiadas

Entre as demais entidades a serem contempladas pelo programa, estão escolas, hospitais e clínicas geriátricas de municípios como Barão, Boqueirão do Leão, Capitão, Carlos Barbosa, Forquetinha, Gramado Xavier, Igrejinha, Lajeado, Poço das Antas, Pouso Novo, Progresso, Marques de Souza, Salvador do Sul, Santa Clara do Sul, São Pedro da Serra, Sério, Teutônia, Travesseiro e Westfália.

* Com informações da Certel Energia
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas