pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

23.09.16
|
Peugeot-Citröen reduz 220 kWh no consumo por veículo produzido em Porto Belo
Fonte: Brasil Energia - 19.09.2016
Rio de Janeiro - A fábrica da PSA Peugeot-Citroën, em Porto Real (RJ), está implantando o sistema de gestão de eficiência energética de sua matriz francesa denominado Maîtrise des Enérgies (Parâmetros de Energias) que já está dando resultados práticos de economia.

A meta do programa é fazer com que todas as unidades da montadora reduzam o consumo específico ao patamar da fábrica modelo (benchmark), ou seja, que gastem 590 kWh por veículo produzido.

Adotado em Porto Real desde 2014, o programa fez com que a subsidiária brasileira reduzisse o consumo de 1,1 MWh por veículo para 930 kWh, uma queda de 220 kWh. A fábrica produz 70 mil carros por ano – os modelos Peugeot 208 e 2008, Ciroën C3 e Aircross -, além de motores.

Fizeram parte das primeiras ações do programa a troca de motores antigos por outros de alto desempenho e com inversores de fequência, o combate a vazamentos de ar comprimido, reprogramação de uso de compressores, automação do sistema de água gelada e refrofit de iluminação.

A unidade de Porto Real, que completou 15 anos de operação, utiliza 8,5 MW por mês, de uma demanda contratada de 10 MW no mercado livre de energia. No momento, a fábrica estuda novas medidas de eficiência energética, que são sugeridas e projetadas pelos próprios funcionários.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas