pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

26.12.16
|
UFSM elabora edital para construção de usina para economia de energia
Fonte: Diário de Santa Maria - 22.12.2016
Rio Grande do Sul - A Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) elabora um edital para a construção de uma usina que deve reduzir em até 10% o gasto anual com energia de toda a instituição, que gira em torno de R$ 7 milhões.

O professor Daniel Bernardon, do Centro de Tecnologia (CT), toma o cuidado ao dizer que o edital faz parte de um projeto prioritário de eficiência energética do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), chamado de "eficiência energética e minigeração em instituições públicas de educação superior".“Nós vamos competir com outros projetos, então vai depender da agência avaliar e perceber se a UFSM é uma boa opção ou não. Eu acredito que temos boas chances, concretas, de sermos escolhidos” – diz Bernardon.

Com os projetos em mãos, as concessionárias de energia podem começar a demonstrar interesse em investir em instituições de ensino e pesquisa "para desenvolvimento de soluções inovadoras". Entre os critérios de avaliação, estão originalidade e custo-benefício da planta.

A usina é de minigeração, ou seja, para usufruto somente da UFSM. O edital deve ser encaminhado à Aneel até 20 de janeiro.

Parceria público-privada

Caso a UFSM seja contemplada, haverá envolvimento da comunidade acadêmica que possibilitará a implementação das ações de eficiência e criação de um Grupo de Gestão Energética (GGE) ou Comissão Interna de Conservação de Energia (CICE).

Então a UFSM pode não fazer parte do projeto, pois concorre com outras universidades, apesar disso, no entendimento do professor Bernardon, a possível usina de energia para a UFSM "é de grande relevância, pois tem como finalidade a aplicação recursos em uma área estratégica, incentivando ações de Eficiência Energética na instituição, além da oportunidade da geração própria de energia elétrica".

O projeto da Aneel

Concessionárias de energia elétrica investem em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de eficiência energética.

Conforme a UFSM, a concessionária na área da instituição é a RGE Sul, que já manifestou interesse à Aneel de participar do projeto. Assim, a UFSM encaminhará a proposta à RGE Sul para concorrer.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas