pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

27.01.17
|
Daep e CPFL fazem parceria para eficiência energética
Fonte: Regional Press - 26.01.2017
São Paulo - Um termo de cooperação técnica foi firmado entre o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) e a CPFL Paulista para implementação de melhorias em suas atividades, visando a eficiência energética. Por meio dele serão custeadas as substituições de três conjuntos de moto-bombas na Estação de Captação de Água junto ao ribeirão Lajeado.

Graças à parceria estão previstos investimentos de R$555.358,60, sem custos para o Daep. De acordo com a legislação federal e com a regulamentação Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a concessionária de energia deve aplicar 0,5% da de sua Receita Operacional Líquida (ROL) na realização de projetos de eficiência energética no âmbito do Programa de Eficiência Energética da ANEEL.

O referido termo de cooperação tem vigência de 12 meses. As ações originadas a partir dele são voltadas à eficiência no uso de energia elétrica, procurando atingir economia em razão da redução do consumo, gerando também um aumento na confiabilidade dos sistemas de bombeamento contemplados.

Na última segunda-feira (23), representantes da empresa ACE Energia Ltda, contratada pela própria CPFL, iniciaram o trabalho por meio da instalação de medidores de vazão na Estação de Captação de Água. Estes medidores vão monitorar o volume de água captado, possibilitando a elaboração de um diagnóstico técnico e o projeto técnico definitivo das melhorias a serem feitas.

De acordo com o projeto, serão instalados três conjuntos de moto-bombas em substituição aos já existentes, uma vez que estes estão com baixo rendimento energético. Além disso haverá a implantação de sistemas automatizados que permitirão redução do consumo de energia para a atividade de captação de água.

Com a troca das três bombas atuais existe a previsão de economizar energia elétrica na escala de aproximadamente R$ 92 mil por ano.

Para a CPFL Paulista os benefícios chegam por meio da conscientização dos clientes quanto ao uso inteligente da energia elétrica. Na sociedade os efeitos vêm por meio da disseminação dos conceitos de eficientização energética e a redução do desperdício, fatos que consequentemente possibilitam economia na realização de novos investimentos de expansão do sistema elétrico.

Uma reunião para apresentação de detalhes deste projeto foi realizada na última segunda-feira nas dependências do Daep, com a participação do prefeito interino de Penápolis, Rubens de Médici Ito Bertolini; do presidente do Daep, Fábio Ricardo Ambrósio; do consultor de negócios da Divisão de Relacionamento Poder Público e Grupo A da CPFL Paulista, Kleber de Almeida Araujo; e do engenheiro Júlio Pereira Ramos, representando empresa ACE Energia Ltda (contratada da CPFL Paulista).

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas