pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

31.10.16
|
Multiplicar Energia II gera boas ideias em escola pública de Teresina
Fonte: Procel Info - 31.10.2016
Divulgação
Piauí - Os estudantes da escola estadual Petrônio Portela apresentaram o projeto “Ar-condicionado: o quinto elemento” durante o evento de culminância do Multiplicar Energia II, projeto educacional da Eletrobras Distribuição Piauí. O evento foi realizado na manhã da última quinta-feira (27/10), no auditório da Escola Prefeito José Olímpio de Melo – Premen Norte, em Teresina.

O projeto desenvolvido pelos professores e estudantes tem como objetivo geral sensibilizar a comunidade escolar quanto ao funcionamento do ar-condicionado e ao uso racional da energia elétrica. Para isso, foram realizadas quatro ações que contribuem para minimizar o desperdício de energia e diminuir a temperatura no ambiente escolar. Participaram da execução do projeto 450 alunos do 6º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos-EJA.

A professora Mauracéia Amaral explica que mestres e alunos desenvolveram o “eco-muro”, que consiste no aproveitamento de garrafas pet como jarros para plantas que são dispostas nos muros da escola. “Também foram plantados pés de maracujá ao redor de um ipê para que possamos ter sombra, flores e frutos. Essas ações foram realizadas para melhorar a temperatura ambiente”, diz Mauracéia. Com a intenção de evitar a entrada de ar quente, as frestas das portas das salas de aula foram tampadas. Para que as paredes absorvessem menos calor do sol, professores e alunos colaram CDs em folhas de isopor que foram colocadas na parte externa das salas. “Com isso, melhoramos a sensação térmica nas salas de aula e também diminuímos a energia elétrica consumida pelo ar-condicionado”, afirma Amaral.

A representante da Eletrobras Distribuição Piauí, Julia Pessoa, destacou que esse projeto é para que professores e estudantes multipliquem informações acerca do uso racional de energia elétrica e de outras formas de conservação e proteção do meio ambiente. “São mudanças de pequenos hábitos que contribuem para que possamos dispor desse bem tão importante, que é a energia elétrica, para atividades do nosso cotidiano e para o nosso conforto”.

Os estudantes Lucas Gomes e Dayse Ellayne, ambos cursando o 9º ano do ensino fundamental, disseram que, antes do projeto Multiplicar Energia, não haviam parado para pensar que ações simples podem diminuir o desperdício de energia. “Nós aprendemos muito ao participar desse projeto”, frisa Gomes.

O Multiplicar Energia II é um projeto educacional desenvolvido pela área de Eficiência Energética da Eletrobras Distribuição Piauí que visa a disseminar informações sobre o uso racional de energia elétrica e outras formas de proteção do meio ambiente. Com auxílio de um caminhão-escola, o Multiplicar Energia II levará conhecimento para 1600 professores e 40 mil alunos de 320 escolas públicas municipais e estaduais. O evento de culminância já foi realizado nos municípios de Barras, Campo Maior, Esperantina, José de Freiras, Parnaíba, Pedro II, Piracuruca, Piripiri e Teresina.

* Com informações da Eletrobras Distribuição Piauí
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas