pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

10.08.17
|
Setor residencial terá nova versão para certificação sustentável
Fonte: Ambiente Energia - 05.07.2017
O Green Building Council Brasil (GBC Brasil), lançará a Certificação GBC Brasil Casa, que vai oferecer aos interessados em certificações sustentáveis duas versões, uma para residências unifamiliares e outra para condomínios, sejam conjuntos de casas ou edifícios.

A certificação vai fornecer as ferramentas, metodologia e o conhecimento necessário para projetar, construir e operar residências e condomínios com alto desempenho econômico, social e ambiental no setor residencial. A pontuação para que se atinja a certificação foi definida com base no alinhamento aos temas prioritários para o Brasil e para o setor residencial.

A ponderação para atendimento dos créditos distribuídos entre as categorias implantação, uso eficiente da água, energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade do ambiente interno, requisitos sociais, inovação e projeto e créditos regionais, seguem a seguinte disposição: 28% Mudanças Climáticas; 22% Saúde e Bem Estar; 20% Benefícios Econômicos; 12% Recursos Hídricos; 10% Biodiversidade; 8% Comunicação e Educação. A certificação também inclui conceitos de saúde, bem estar e conforto dos ocupantes, de forma transversal nas diversas categorias da certificação.

Como benefício aos futuros moradores das casas e apartamentos certificados, além dos ganhos econômicos durante a operação da edificação e o fomento ao respeito ao meio ambiente, temos ambientes e espaços mais confortáveis e que oferecem melhorias à saúde e ao bem-estar dos usuários.

O processo de auditoria e certificação é segmentado em duas fases, a do projeto e a da obra em si, o que facilita o processo de certificação e beneficia o empreendedor no momento de comercialização do projeto ou na busca de incentivo financeiro relacionado a políticas públicas.

Segundo Felipe Faria, diretor executivo do GBC Brasil e presidente Regional da Rede das Américas, as razões para a crescente procura pela certificação sustentável em construções residenciais são vantagens como reduções dos custos operacionais, aliadas às melhorias no conforto, qualidade, saúde e bem estar para os ocupantes. “Além disso, fatores como a propensão de 80% dos consumidores em aceitar investir mais em imóveis certificados; a garantia ao incorporador, aos clientes e demais interessados sobre o respeito às normas técnicas e aos parâmetros de qualidade; as concretas perspectivas de políticas públicas endereçando vantagens a estas edificações são benefícios ímpares para as construções verdes”, afirma o executivo.

A nova certificação será lançada na 8ª Greenbuilding Brasil Conferência Internacional e Expo, o principal evento de construção sustentável da América Latina, que será realizado entre os dias 8 e 10 de agosto, em São Paulo.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas