pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

07.11.16
|
Geração de eletricidade doméstica cresceu 6,5 vezes em um ano no Brasil
Fonte: Blog do Planeta - 03.11.2016

Brasil - Os brasileiros pegaram o gosto pela produção doméstica de eletricidade. É o que sugere o crescimento dessa atividade. Estamos falando de pessoas que instalam painéis solares no telhado de casa, ou cata-ventos no sítio, ou até pequenos geradores numa represa dentro da fazenda. E depois colocam na rede elétrica a energia excedente que produzem. O número de unidades produtoras que entraram na rede cresceu 6,5 vezes em apenas um ano.

Em maio de 2014, entraram na rede 22 unidades independentes de geração de eletricidade ligadas à rede no Brasil. Em maio de 2015, isso subiu para 82. Mas o salto mesmo ocorreu neste ano. Em maio de 2016, batemos o recorde com a entrada de 529 unidades de produção doméstica de eletricidade. O dado é do Monitor Elétrico, site do Sistema de Estimativa de Emissão de Gases de Efeito Estufa (Seeg).

O crescimento reflete o estímulo de novas regras criadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que reduzem a burocracia para quem vende energia dessa forma. As regras, anunciadas em dezembro de 2015, passaram a valer em março deste ano.

As pessoas que produzem eletricidade em casa ganham créditos da concessionária de energia – e ajudam o país a diversificar suas fontes produtoras de energia. Um simulador (clique aqui) ajuda a calcular se vale a pena instalar em casa.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas