pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

10.01.17
|
Condomínio poupa quase 50% no consumo de água e energia elétrica com retrofit da central de ar condicionado
Fonte: Segs - 10.01.2017
São Paulo - Inaugurado em 1992, o Condomínio Edifício Nações Unidas (CENU) é um dos primeiros empreendimentos comerciais da região do Brooklin. Atualmente conta com mais de dez empresas alocadas de diversos setores, como investimentos, multinacionais e arquitetura.

O CENU contava com chillers e bombas de água gelada (BAG) com comando manual, ou seja, um operador deveria decidir em função das condições do clima a partida de um ou mais chillers e bombas. As partidas eram via chave estrela/triângulo, sem controle de pressão.

Em um prazo de três anos, o CENU substituiu a central de ar condicionado a água por uma nova a ar. Segundo Luciano Santos, gerente predial do CENU, com esse retrofit o empreendimento obteve economia variável de quase 50% no consumo de água e de energia elétrica, além de proporcionar eficiência e estabilidade na vazão de ar refrigerado para as unidades, bem como diminuir as despesas com peças de reposição e ou manutenção.

Para o controle automático dos chillers e BAGs em função da carga térmica necessária, variação de velocidade das bombas para obter o ponto ideal de operação e a consequente economia de energia e máxima eficiência do sistema, a Star Center forneceu quatro conversores de frequência da Danfoss com loop de controle (PID) interno para controle de pressão das BAGs.

“Com o retrofit foi implementada a automação stand alone no sistema. Instalamos conversores de frequência FC 101 da Danfoss para acionamento das bombas de água gelada e utilizamos os mesmos conversores para efetuar a automação de toda a CAG, inclusive os chillers, utilizando-os como hardware PLC. Ainda colocamos uma IHM no frontal dos painéis comunicando com os conversores”, explica Márcio Vinicius Costa, engenheiro da Star Center, responsável pela instalação.

O engenheiro destaca ainda que com a adoção dos componentes da Danfoss houve uma confiabilidade maior na operação do sistema, além de uma diminuição no consumo de energia elétrica. “O grande diferencial é a diminuição do custo de instalação do sistema, pois anulamos os hardwares PLC físicos convencionais”, finaliza Costa.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas