pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

22.03.17
|
UFV é segunda universidade mais sustentável do Brasil
Fonte: Universidade Federal de Viçosa - 21.03.2017
Minas Gerais - No Dia Mundial da Água, a UFV divulga mais uma conquista. De acordo com o ranking global de sustentabilidade das universidades, GreenMetric World University Ranking, a Universidade é segunda mais sustentável do Brasil, com 5.353 pontos, ficando atrás apenas da Federal de Lavras (UFLA), com 6.423 pontos. O ranking é uma iniciativa da Universidade da Indonésia, lançado em 2010, como parte de uma estratégia mundial para redução da pegada de carbono das instituições de ensino superior no combate ao aquecimento global.

Essa foi a primeira vez que a UFV participou do ranking. Na classificação geral, a Universidade ficou na 139ª posição entre as 516 participantes, o que a coloca entre as melhores instituições do planeta. Em primeiro lugar está a Universidade da Califórnia Davis (UC Davis) que atingiu 8.398 pontos, do total de 10 mil possíveis.

O ranking é composto de seis indicadores distintos que avaliam: configuração do ambiente e infraestrutura, energia e mudanças climáticas, gestão de resíduos, gestão de recursos hídricos, transporte e educação. Cada um dos critérios apresenta diversos itens a serem preenchidos para avaliação.

Dentre os indicadores, a UFV se destacou no de educação, atingindo a quarta colocação. Nele, são considerados o percentual de cursos, de recursos destinados a pesquisa, bem como publicações, eventos e organizações estudantis que tenham interface com a questão de sustentabilidade. A lista completa das instituições pode ser verificada neste link.

No caminho certo

Além do campus Viçosa ser um dos mais arborizados e com áreas verdes do país, a UFV tem desenvolvido ações de forma continuada no caminho da sustentabilidade institucional. Alguns temas como resíduos sólidos, recursos hídricos e eficiência energética são recorrentes nas pautas da instituição.

De acordo com os dados das divisões de Gerenciamento de Resíduos e de Água e Esgotos, a instituição conseguiu reduzir o volume de água tratado pela Estação de Tratamento de Água (ETA/UFV) em 30% desde 2014. Na área dos resíduos sólidos, foram destinadas de forma ambientalmente adequada, em 2016, mais de 21 toneladas de resíduos perigosos. Além disso, mais de 90 toneladas de resíduos recicláveis de obras, escritórios e outros estabelecimentos chegaram a ser destinados à reciclagem no mesmo ano. Outro ponto positivo é que unindo eficiência energética e a minimização de geração de resíduos perigosos, a Universidade já substituiu 8 mil lâmpadas fluorescentes por modelos de LED, mais econômicos e sem a presença de mercúrio (Hg), metal perigoso se gerenciado de forma inadequada. Somente em 2015, 43 mil lâmpadas contendo mercúrio foram encaminhados para descontaminação.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas