pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

21.09.16
|
Valinhos implanta projeto de smart place
Fonte: Decision Report - 20.09.2016
São Paulo - Com projeto desenvolvido pela Tacira, a Prefeitura de Valinhos reabriu a Praça Washington Luís proporcionando à população um novo espaço interativo com Wi-Fi público, painéis informativos, iluminação inteligente, sistema de monitoramento e segurança, smart trees, serviços gerenciados pela plataforma Civis de colaboração e participação cidadã.

O munícipio de Valinhos inaugurou seu primeiro espaço público inteligente, também conhecido como Smart Place. A Tacira foi responsável por toda concepção e execução do projeto realizado na Praça Washington Luiz, transformando o ambiente em uma experiência digital interativa para moradores, empresas locais e visitantes. O município, localizado na Região Metropolitana de Campinas, tem cerca de 107 mil habitantes e ocupa a quinta posição no ranking das 20 melhores cidades para se viver no estado de São Paulo, de acordo com estudo divulgado pela Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), feito em parceria com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

“O objetivo do projeto era oferecer um espaço interativo e integrado visando aumentar o interesse, a permanência e a frequência dos cidadãos e dos visitantes locais”, ressalta Katia Galvane, CCO da Tacira.

O projeto foi desenvolvido e implementado em quatro meses e contemplou seis serviços digitais para atender as áreas de sustentabilidade, segurança, governança e experiência local. A Praça Washington Luís recebeu Wi-Fi público, painéis informativos, iluminação inteligente, sistema de monitoramento e segurança, smart trees, além de uma plataforma de colaboração e participação cidadã. As soluções são gerenciadas por meio da plataforma Civis, responsável pela captura, integração dos dados e gestão fim-a-fim de todos os serviços fornecidos.

Com cinco pontos de acesso, a implementação do Wi-Fi possibilitou aos munícipes conectarem-se gratuitamente à internet, ampliando a inclusão digital. Para ter acesso ao serviço, o usuário precisa apenas preencher um rápido cadastro ou acessar a rede através de suas redes sociais. Além disso, por meio dos painéis informativos espalhados pela praça, os visitantes têm acesso às notícias da prefeitura e região, entretenimento, informações de utilidade pública e de serviços prestados nos estabelecimentos comercias locais.

Já o serviço digital Smart Tree foi desenvolvido com foco em sustentabilidade. Através do aplicativo Civis, ao realizar a leitura do QRCode afixado nas árvores, o usuário visualiza informações de cada uma das mais de 210 árvores presentes na praça Washington Luiz. Para aumentar a segurança no local, além de iluminação LED, foram instaladas sete câmeras de monitoramento full HD interligadas à Guarda Municipal. A opinião dos visitantes foi um ponto considerado fundamental na concepção do projeto. Por isso, o aplicativo Civis garante o acesso ao Sistema de Colaboração e Participação Cidadã, no qual é possível registrar reclamações, sugestões, solicitações, acompanhamento e comentários referentes à praça.

“A praça Washington Luiz é um dos cenários mais tradicionais de Valinhos e não recebia manutenção há 30 anos. Seguindo o conceito de Smart Place, criamos um projeto arquitetônico que traz modernidade a região, porém preservando as características marcantes da cidade”, explica Galvane.

Para a Prefeitura o projeto deve proporcionar uma real eficiência e melhoria na gestão pública. Aspectos como eficiência energética e redução do consumo de energia, melhoria da segurança e da qualidade de vida do cidadão e o aumento da interação do munícipe com a administração pública estão entre os benefícios mais esperados com o novo espaço inteligente.

Esta noticia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas