pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

12.12.16
|
Redução de custo de energia na indústria é tema de curso
Fonte: Mato Grosso Econômico - 11.12.2016
Mato Grosso - Na próxima terça-feira (13) às 13h30 na sede da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) acontece o curso ‘Como reduzir o custo da energia elétrica?’.

A tarifa de energia elétrica para o setor industrial em Mato Grosso é a terceira mais cara do Brasil e a indústria estadual paga 21,7% a mais do que a média nacional, conforme levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

“Enquanto a carga tributária que incide sobre a energia continuar alta, temos que encontrar alternativas para manter a competitividade das indústrias instaladas em Mato Grosso. E este curso contribui para isso, é uma maneira das indústrias reduzirem os custos de produção”, afirma o presidente do Conselho Temático de Desenvolvimento Sindical, Sérgio Antunes.

De acordo com o engenheiro eletricista e consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Fábio Dias, os aumentos nas tarifas ocorridos especialmente em 2015, quando houve a revisão extraordinária para quase todo o país, oneram significativamente os custos de produção da indústria. “O impacto na competividade é direto, agravado pelo cenário de redução da atividade econômica. Isso tudo força o empresário a otimizar seus custos, incluindo a conta de energia elétrica”, disse.

Em quatro horas de capacitação, o consultor da CNI apresentará aos industriais diversas alternativas para reduzirem o custo com o insumo, como a revisão de condições de enquadramento tarifário, ajustes em quantidade de demanda contratada, geração no horário de ponta e ações de eficiência energética. Também serão discutidas a microgeração distribuída por meio da utilização de energia solar fotovoltaica e a compra de energia no mercado livre, dentre outras possiblidades.

A capacitação integra as ações do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), iniciativa da CNI, desenvolvida por meio do projeto ‘Associa Indústria’, realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Para participar do curso, basta se inscrever gratuitamente pelo formulário online. As vagas são limitadas. Mais informações pelo telefone (65) 3611-1666 ou no e-mail pda.ueda@fiemt.com.br.

PALESTRANTE – Fábio Dias é engenheiro eletricista graduado pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduado em gestão de projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Diretor da Vario Engenharia, Consultoria e Projetos, Dias já ocupou cargos como diretor-executivo da Associação Brasileira dos Pequenos e Médios Produtores de Energia Elétrica (APMPE) e diretor técnico da Energética-Tech Consultoria.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas