pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

05.10.16
|
AES Sul promove seminário sobre sustentabilidade
Fonte: Procel Info - 05.10.2016
Rio Grande do Sul - Com o objetivo de levar a temática da sustentabilidade para dentro das escolas públicas dos municípios da sua área de concessão, a AES Sul, através do projeto AES Sul na Comunidade - Educar para Transformar, realizou nessa terça-feira (4), em Lajeado, Seminário Regional destinado a professores de 21 municípios da região do Vale do Taquari. As atividades aconteceram no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco.

O projeto itinerante visa à formação de sociedades mais conscientes e comprometidas com o planeta. Para isso, aposta na educação, por meio da abordagem multidisciplinar dos temas energia, água, resíduos e mobilidade, e suas aplicações no dia a dia. Lançado no último dia 12, em Lajeado, o terceiro ciclo do AES Sul na Comunidade - Educar para Transformar apresenta uma nova estrutura e novas atividades que irão percorrer os 118 municípios da área de abrangência da AES Sul, promovendo 300 ações educativas gratuitas até setembro de 2017.

Os Seminários Regionais são capacitações específicas para os educadores e têm como tema “Educação para a formação de sociedades sustentáveis”. Contemplam em sua programação oficinas, workshops, apresentação do espetáculo teatral “Inventário de seres e coisas” e uma mesa redonda cujos palestrantes têm em seu repertório a experimentação nas áreas de educação e meio ambiente. São eles o Doutor em Ecologia, Genebaldo Freire Dias, o antropólogo e psicólogo Roberto Crema, e o Doutor em Economia e Ciências Sociais, Luís Felipe Nascimento. Na ocasião, também foi apresentado o case local “Sustentabilidade e vida saudável”, da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Bento, que, desde 2014, desenvolve atividades como horta escolar, composteira, reciclagem e paisagismo.

Os educadores de Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Colinas, Coqueiro Baixo, Cruzeiro do Sul, Doutor Ricardo, Encantado, Estrela, Fazenda Vilanova, Imigrante, Lajeado, Mato Leitão, Muçum, Nova Bréscia, Paverama, Relvado, Roca Sales, Tabaí, Travesseiro, Venâncio Aires e Vespasiano Corrêa receberam o material didático do projeto – Revista do Professor, Revistas dos Alunos e CD – para fomentar a continuidade da proposta educativa nas instituições de ensino.

Além do Seminário Regional, o AES Sul na Comunidade já está percorrendo os municípios com atividades destinadas aos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino. Apresentadas de forma lúdica, integram as ações um grande círculo para a encenação do espetáculo teatral, além de brincadeiras e dinâmicas sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica, destino correto do lixo, consumo consciente de água e mobilidade. O município de Encantado sediará o projeto até quinta-feira, dias 6, e Doutor Ricardo no dia 7.

Pertencente ao Programa de Eficiência Energética da AES Sul e alinhada à Plataforma de Sustentabilidade da AES Brasil, a iniciativa contou com a participação de mais de 504 mil pessoas em seus dois primeiros ciclos, realizados nos períodos de 2012 e 2014/2015, em 79 cidades.

* Com informações da AES Sul
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas