pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

07.08.17
|
Eficiência energética em prol da saúde
Fonte: Setor Energético - 04.08.2017
O investimento em soluções para promover o uso inteligente dos equipamentos e reduzir o desperdício de energia é um compromisso que os segmentos produtivos devem à sociedade e ao meio ambiente. Quando essa prática é feita por meio da eficiência energética e empregada em proveito dos hospitais, a saúde e toda a população são beneficiadas.

Cinco de agosto é considerado o Dia Nacional da Saúde. A data, alusiva ao nascimento do sanitarista Oswaldo Cruz, que – dentre outros feitos – descobriu o mosquito transmissor da febre amarela, inspira a Cemig e a sua subsidiária integral Efficientia a investirem em projetos que colaboram com a saúde de Minas Gerais.

Somente neste ano, 47 hospitais mineiros terão um investimento de R$ 9,3 milhões, viabilizados por meio dos programas Energia Inteligente e Eficiência Energética.

O objetivo da Cemig e da Efficientia é permitir que essas instituições diminuam os gastos com energia, podendo, dessa forma, aprimorar o atendimento e a infraestrutura oferecidos aos pacientes com os recursos economizados.

As iniciativas se destacam, principalmente, por favorecer um setor em que o funcionamento de todo o aparato elétrico e eletrônico é vital. Nesse sentido, a Cemig possibilita e incentiva o uso de equipamentos modernos, como é o caso da substituição de autoclaves – equipamentos utilizados para esterilização em hospitais – antigas por outras mais eficientes. Para receberem os equipamentos, as instituições interessadas devem estar situadas em municípios da área de concessão da Cemig.

Além disso, os programas priorizam a implantação de sistemas de aquecimento solar, que já se tornaram peças-chave quando se pensa em economia de energia. Para se ter uma ideia do quanto se pode reduzir com essas intervenções, a diferença no consumo de energia faturada dos hospitais beneficiados pode chegar a 135 MWh (megawatts-hora) por mês, que são suficientes para abastecer cerca de 900 residências.

A redução no consumo de energia é um ganho para toda a sociedade com tais projetos, pois evita-se a operação de usinas térmicas, mais poluentes, por exemplo.

No entanto, por se tratar de um setor tão indispensável quanto a saúde, a atenção ao povo mineiro é, sem dúvida, um motivo de grande satisfação para os empregados da Cemig em todo o Estado de Minas Gerais. Vale lembrar que são beneficiados desde hospitais que fazem o primeiro atendimento a populações de cidades de pequeno e médio porte até instituições com alta capacidade de atendimento da capital mineira e de polos regionais.

Ao realizar os projetos de eficiência energética, o objetivo maior da Cemig é demonstrar a importância da economia de energia, pois ações como essas servem de exemplo para toda a sociedade, podendo gerar inúmeros benefícios para a atual e as futuras gerações.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas