pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

26.07.17
|
Universidade vai receber mais de 800 mil para aprimorar sistemas
Fonte: Revista W3 - 22.07.2017
A Unesc vai receber R$ 856 mil para aprimorar o desempenho energético de equipamentos e sistemas que utilizam energia elétrica. O recurso vem do Programa de Eficiência Energética da Celesc, no qual a Instituição foi contemplada. O principal objetivo é combater o desperdício de energia e contribuir para a sustentabilidade, já que essa é uma das preocupações da Unesc como Universidade Comunitária. O convênio foi assinado na manhã da última sexta-feira (21/7), na Fiesc (Federação Indústria do Estado de Santa Catarina), em Florianópolis.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Oscar Montedo, representou a Unesc na assinatura do convênio. Ele comentou que essa captação de recursos permite que a Instituição faça investimentos para melhoria. “Uma Universidade Comunitária não tem fins lucrativos. Então, ela depende de duas fontes de recursos para implementar suas melhorias e realizar suas atividades acadêmicas, por meio das mensalidades e da captação de recursos externos. Ser contemplado pelo programa é uma forma de obter investimentos que possam fortalecer a Instituição”, ressaltou o pró-reitor.

Montedo comentou ainda sobre a importância de participar de projetos como esse. “Nós temos muitas expertises na Instituição, e quando as utilizamos para elaborar projetos de qualidade que concorram com outras grandes instituições, captando recursos externos para o cumprimento da nossa missão e da nossa atividade acadêmica, isso é muito importante para que nós consigamos desenvolver nossos processos e melhorar nosso sistema de gestão”, complementou.

Diminuição do gasto de energia

Para participar desta Chamada os projetos deveriam estar pautados em ações de melhoria de instalação, que são ações realizadas em instalações de uso final de energia elétrica envolvendo a troca ou melhoramento do desempenho energético de equipamentos e sistemas de uso da energia elétrica. Projetos que contemplem, além das ações de melhoria, a inclusão de geração de energia elétrica com uso de fontes incentivadas, poderiam participar do processo de seleção.

O pró-reitor de Administração e Finanças da Unesc, Thiago Fabris, comentou que a utilização racional da energia é essencial para atingir a eficiência nos custos. “Não só da Instituição, mas também para contribuir com o desenvolvimento sustentável do meio ambiente. O convênio assinado permitirá que a Unesc reduza consideravelmente seus custos relacionados à energia. É mais um dos vários convênios que beneficiará a instituição e toda a comunidade”, afirmou.

Ações previstas no projeto:

- Substituição de 70 climatizadores de janela por condicionadores de ar Split Inverter classe A com gás ecológico.

- Substituição de mais de seis mil lâmpadas Florescentes e descarga que contem mercúrio e metais pesados por lâmpadas e luminárias em LED com selo Procel.

- Implantação de sistema de aquecimento Solar na Piscina do Complexo Esportivo;

- Instalação de Desumidificadores de Alta Eficiência no sistema de climatização do Biotério;

- Capacitação para comunidade acadêmica para uso racional e consciente dos recursos energéticos e seus impactos no meio ambiente

Alguns benefícios com a implantação do Projeto:

- Substituição dos equipamentos atuais por equipamentos mais modernos e com selo Procel.

- Redução de 16% no consumo de energia e redução de 8,6% de demanda na ponta.

- Redução em mais de 20% nos custos com energia elétrica e cerca de em mais de 12% nos custos com manutenção.

- Redução das despesas com manutenção de sistema de iluminação e equipamentos.

- Redução das interrupções dos serviços provocados pelas manutenções corretivas nos sistemas.

- Contribuição para difusão de uma cultura que privilegia os processos de desenvolvimento sustentáveis, que valorize a conservação de energia, o ambiente e os recursos naturais.

- Aumento da satisfação do ambiente de trabalho contribuindo para melhoria dos serviços prestados à comunidade.

Saiba mais

O projeto foi coordenado pela equipe do Departamento de Projetos e Infraestrutura da Unesc, sob responsabilidade do engenheiro Israel Dal Toe Benincá e a gerencia de Grasiela de Espíndola Goulart Nuernberg.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas