pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

23.01.17
|
Saiba como reduzir o consumo de energia do ar-condicionado no verão
Fonte: Folha de São Paulo - 15.01.2017

São Paulo - José Carlos Mora, professor da Faculdade de Engenharia da Faap (Fundação Armando Alvares Penteado), explica como reduzir o consumo de energia dos aparelhos de ar-condicionado no verão.

SEM BRECHAS

Mantenha as portas e janelas do ambiente que será refrigerado bem fechadas. Caso contrário, o ar quente pode entrar e o aparelho vai gastar mais energia para resfriar o local. O mesmo cuidado vale para aparelhos portáteis. É preciso vedar bem o entorno do tubo de escape, que fica para fora da janela, para que o ar frio não saia do ambiente.

TEMPERATURA CERTA

Mantenha a temperatura do aparelho entre 23 e 25 graus. Colocá-la abaixo disso vai fazer o ar-condicionado trabalhar mais para adaptar o ambiente ao "clima de montanha" desejado. Deixe o aparelho no modo automático para que detecte a temperatura do ambiente e trabalhe apenas o necessário, em vez de resfriar sem parar.

AR LIVRE

Coloque a unidade de ventilação e de troca de calor em um lugar arejado. Se ficar em um lugar fechado e quente, o aparelho terá muito mais trabalho para realizar a troca de ar e retirar o calor do ambiente. Limpe bem o filtro do aparelho. Caso esteja sujo, ele vai dificultar a passagem de ar.

POTÊNCIA IDEAL

Para escolher o aparelho certo, descubra a carga térmica e o tamanho do ambiente no qual será instalado. Se for colocado em um espaço maior do que é capaz de arrefecer, vai consumir muito mais energia para realizar o trabalho e pode não ser eficaz.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas