pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

22.09.17
|
Ministério do Meio Ambiente e PNUD lançam edital para contratação de consultoria para elaboração de propostas de projetos no âmbito do Programa de Eficiência Energética
Fonte: Procel Info - 21.09.2017
A Secretaria de Mudança do Clima e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), por meio do Projeto BRA/09/G31 – Transformação do Mercado de Eficiência Energética no Brasil (Projeto 3E), lançou edital para contratar serviços de pessoa jurídica para elaboração de propostas de projetos de eficiência energética na modalidade “Poder Público”, em atendimento às Chamadas Públicas de Projetos publicadas no âmbito do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Esta contratação faz parte das atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto 3E para a criação de uma linha de base (benchmark) de consumo energético de edifícios públicos. Para o desenvolvimento desta linha de base, instituições do setor público de todo Brasil foram convidadas a cederem, em caráter confidencial, dados relacionados ao consumo energético de edifícios com funções administrativas e que possuem área total de 500m² ou mais.

A partir da análise técnica dos dados enviados foram selecionados 20 (vinte) edifícios que receberam sistemas de medição e gerenciamento local, bem como passaram por auditorias energéticas, a fim de permitir a visualização dos padrões de consumo real e identificar questões passíveis de otimização. Após a conclusão das auditorias energéticas foram identificados, dentre os selecionados, 5 (cinco) edifícios para receberem apoio para implementação de medidas de conservação de energia, mediante participação nas Chamadas Públicas do PEE.

Faz parte também do escopo da consultoria, a elaboração de proposta de projeto no âmbito do PEE para o Bloco B da Esplanada dos Ministérios em Brasília, edifício sede dos Ministérios do Meio Ambiente e da Cultura, cujo projeto de retrofit, elaborado no âmbito do Projeto 3E, obteve a ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia) nível A para os três critérios de avaliação: ar condicionado, iluminação e envoltória.

O edital JOF-0330/2017 está disponível no site http://www.un.org.br/licitacoes/Home/Licitacoes e serão aceitas propostas até às 18:00 do dia 2 de outubro.

*Com informações de Ministério do Meio Ambiente
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas