pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

15.02.17
|
Economize energia com a automação empresarial
Fonte: Procel Info - 15.02.2017

Brasil - O consumo de energia elétrica no Brasil caiu 1,8%, segundo o último Balanço Energético Nacional. O indicador mostra que o brasileiro quer economizar, sobretudo no comércio e na indústria, onde os gastos são mais elevados. A crise hídrica de 2015 (ano base do estudo) e a recessão econômica são dois fatores que ajudam a explicar os índices. Mas como economizar de forma inteligente?

A automação empresarial é, sem dúvida, uma das melhores soluções atuais para ganhar eficiência, praticidade e economia na gestão da sua energia.

Mas o que é automação?

Automação, como sugere o nome, é um conjunto de métodos e ferramentas que auxilia na automatização de processos manuais para otimizar os recursos e maximizar os resultados.

Aplicada ao gerenciamento da energia, significa ter controle discriminado e em tempo real dos gastos energéticos.

Confira abaixo as etapas para tirar o melhor proveito da automação energética.

Estudo

Não existe gestão sem métricas. Por isso, o primeiro passo na automação da gestão energética da empresa é realizar um estudo do quadro atual dos gastos. Para isso, é necessário monitorar cada aparelho, além da iluminação, através de hardwares e softwares específicos.

Os dados coletados servirão como base para elaborar uma estratégia inicial para a redução de gastos com a energia.

Análise

Com os dados disponíveis, é preciso identificar os principais focos de desperdícios. Lâmpadas incandescentes, sistema de refrigeração sem termostato, aparelhos motorizados sem inversores de frequência e de baixa eficiência energética.

Instalação

Feita a análise, é hora de aplicar correções e ajustes iniciais. Seguindo os exemplos acima, troque as lâmpadas incandescentes por LED. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), a economia pode ser de até 90%. Se quiser saber mais, confira nosso post sobre lâmpada LED.

Além disso, adotar termostatos em todo o sistema de refrigeração, para que os aparelhos liguem apenas quando a temperatura estiver acima do programado é recomendado. Eles evitam que o sistema se mantenha ligado desnecessariamente. O mesmo se aplica a estufas, sistemas de ar condicionado, fornos, além de outros equipamentos.

Se a empresa possuir equipamentos com motores elétricos, é fundamental incluir inversores de frequência para que as máquinas operem com velocidade variável. Desta forma, o gasto energético é reduzido sem perder eficiência.

Na prática, o que ocorre é que o inversor consegue mensurar exatamente a potência que é necessária para trabalhar com determinada carga, e assim, reduzir ao máximo a corrente de saída.

Gerenciamento

Até aqui as medidas foram bem interessantes. Sabemos quanto gastamos e tomamos algumas medidas para reduzir os gastos sem perda de produtividade. Mas a cereja do bolo é poder controlar seu sistema de energia à distância, através do seu celular.

Com uma interface intuitiva, você poderá controlar sua iluminação e equipamentos com um toque, receber notificações automáticas de acordo com as metas de consumo preestabelecidas e monitorar o consumo em tempo real.

Também é possível agendar tarefas para que os gastos não ultrapassem as necessidades dos dias e horários especificados.

* Com informações da Enel Soluções
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas