pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

30.11.16
|
Itaipu está próxima de obter o grau máximo da gestão de energia
Fonte: Jornal Itaipu Eletrônico - 24.11.2016
Paraná - A Itaipu está próxima de ser reconhecida como empresa modelo de gestão de energia, graças a uma série de medidas implantadas no Centro Executivo, em Foz do Iguaçu. De terça (29) a quinta-feira (1º), uma equipe de auditoria interna, formada por empregados da Itaipu e de outras empresas do Sistema Eletrobras, estará no local para avaliar o atendimento às diretrizes estabelecidas pela ISO 50.001 – norma global para a gestão eficiente da energia. É uma etapa preparatória para a visita de uma auditoria externa credenciada, que acontecerá em 2017 e poderá viabilizar a certificação.

Nos últimos anos, a Divisão de Infraestrutura (SGII.AD) e a Comissão Interna de Conservação de Energia (Cice) promoveram ações que, aos poucos, foram deixando o Centro Executivo na vanguarda da gestão de energia na Itaipu. Entre elas, a substituição de lâmpadas de filamento incandescente e fluorescentes tubulares por LED; a produção de energia solar com a instalação de painéis fotovoltaicos em parte do telhado do estacionamento; a troca de antigos aparelhos de ar-condicionado pela nova tecnologia de equipamentos inverter; a colocação de sensores de presença nos corredores; e a instalação de novos medidores de consumo, que permitem maior controle e acompanhamento rápido.

O objetivo da auditoria interna, na próxima semana, é verificar se todos os requisitos da ISO 50.001 já estão contemplados, a fim de que não haja nenhuma não conformidade antes da vinda da auditoria externa.

“Será fundamental que todos os colaboradores que trabalham no Centro Executivo estejam cientes deste processo, já que uma das ações que serão executadas pelos auditores é verificar se todos estão cientes”, alerta o engenheiro Marcelo Miguel, da Divisão de Engenharia Eletromecânica (ENEE.DT), coordenador da Cice pela margem esquerda. Para ajudar, um banner com informações sobre a gestão do consumo de energia na Itaipu foi colocado na entrada dos empregados, no Centro Executivo. Clique aqui para ver.

Empresas que recebem a certificação ISO 50.001 são reconhecidas como detentoras das melhores práticas de gestão da energia, estabelecendo sistemas e processos necessários para melhorar o desempenho energético.

A implementação da norma visa a reduzir as emissões de gases de efeito estufa, de impactos ambientais associados a ele e a diminuir o consumo e, consequentemente, o custo da energia.

Ciclo completo

Caso obtenha a certificação no Centro Executivo, a Itaipu será a segunda empresa do Sistema Eletrobras a receber o reconhecimento (a primeira foi a usina de Tucuruí, neste ano) e a primeira paraguaia.

Representada por Marcelo Miguel, a Itaipu participa do Comitê Brasileiro CB-116 – responsável pela elaboração da versão brasileira da norma ISO 50.001: a ABNT NBR ISO 50.001:2011 Sistema de Gestão de Energia – Requisitos com Orientações para Uso.

No âmbito interno, o objetivo da SGII.AD e da Cice é disseminar a gestão eficiente do consumo de energia em todas instalações da empresa, tendo com impulso inicial a certificação do Centro Executivo.

Já consagrada na excelência da produção de energia, com isso a Itaipu passa a ser reconhecida também pela qualidade da gestão do seu consumo, consolidando o ciclo completo da qualidade da energia.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas