pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

20.10.17
|
Como economizar água e energia elétrica - dicas do Professor Benedito Antônio Luciano
Fonte: Paraíba Online - 18.10.2017
Fisicamente, energia não é a mesma coisa que potência. Potência é uma grandeza instantânea, enquanto energia inclui a variável tempo, quer dizer, por quanto tempo a potência está sendo aplicada. Exemplificando: um chuveiro elétrico pode ter uma potência elevada, mas quanto menor for o tempo gasto com o banho quente, menos será pago pela água consumida e pela energia elétrica utilizada para aquecer a água.

Matematicamente, energia é igual à potência ativa (watt) multiplicada pela variável tempo (hora). A unidade da potência ativa é representada pela letra W (maiúscula) e a unidade da energia elétrica ativa é representada pelas letras Wh (watt-hora), ou ainda kWh. Observe-se que as letras k, de quilo, e h, de hora, devem ser escritas, sempre, com letras minúsculas.

Em termos práticos, para medir a quantidade de energia elétrica ativa utilizada por um determinado período, em geral trinta dias, é necessário o emprego de um medidor analógico ou digital.

Talvez, dentre os instrumentos de medição, o medidor de energia elétrica seja o mais conhecido e o mais popular destes equipamentos, pois está instalado junto à maioria dos consumidores: residenciais, comerciais e industriais.

Desenvolvido no final do século dezenove, o popular “contador de energia” representa para a empresa concessionária o mesmo que o caixa registrador significa para um supermercado. A analogia é boa, pois quanto mais o consumidor utiliza a energia elétrica, mais deverá pagar por ela. É aqui que entra a necessidade de o consumidor ser devidamente esclarecido quanto ao uso eficiente da energia elétrica, o que significa utilizar a energia de forma eficiente, reduzindo perdas e eliminando desperdícios, dentro de critérios técnicos e econômicos, sem abrir mão do conforto que ela proporciona.

No tocante à redução das perdas, a solução é investir em dispositivos e equipamentos que apresentem as menores perdas possíveis, como, por exemplo, no caso de sistemas de iluminação, o emprego de lâmpadas LED (Light Emitting Diode). A sigla LED, em português, significa diodo emissor de luz.

Já o combate ao desperdício de energia elétrica, este é um assunto de extrema importância, não apenas para quem utiliza este tipo de insumo, mas para toda a sociedade; particularmente, quando se pensa em sustentabilidade ambiental, sobretudo quando se leva em conta a quantidade de água utilizada no processo de conversão hidrelétrica. Assim, não deixe a TV ligada se ninguém estiver assistindo, evite dormir com o aparelho ligado e, na compra de um aparelho novo, dê preferência aos que possuem o selo PROCEL de maior eficiência energética.

Água e energia elétrica podem ser economizadas se equipamentos eletrodomésticos como geladeiras, máquina de lavar roupas, ferro elétrico, lavadoras de pratos, aspiradores de pó, aparelhos de ar-condicionado e ventiladores forem usados seguindo as boas práticas, reduzindo perdas e eliminando desperdícios.

Em edifícios residenciais, o sistema de elevação de água que utiliza motores elétricos para o bombeamento é calculado em função do consumo diário e da altura do prédio. Desta forma, ao reduzir o consumo de água reduz-se, também, a quantidade de energia elétrica necessária para o bombeamento.

Para consumidores residenciais, outras dicas de como proceder para reduzir os valores das contas de água e energia elétrica podem ser obtidas junto às próprias empresas concessionárias.

No caso de médias e grandes empresas, sugiro a contratação da consultoria profissional de especialistas no assunto.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas