pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

03.10.16
|
Escolas Municipais participam do Projeto “Boa Energia nas Escolas”
Fonte: Diário de Arujá - 01.10.2016
São Paulo - A Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti) promoveu por meio da parceria com a EDP Bandeirantes, o curso de formação com os educadores do Sistema Municipal de Ensino, com carga horária de 30 horas, sobre o Projeto “Boa Energia nas Escolas”. O trabalho conta com quatro etapas, a primeira foi de sensibilização. O curso foi ministrado pelo multiplicador do Projeto, Valter Ebram, na EM José Marinho Ferreira, com a meta de criar hábitos, comportamentos relacionados ao bom uso da energia elétrica nas escolas e nas residências, além de diminuir os impactos ambientais para melhorar a qualidade de vida.

A formação orientou sobre o uso inteligente da energia e os cuidados com o Meio Ambiente, com dicas para um consumo consciente. Participaram do curso, educadores das seguintes escolas municipais: Floro da Silva, Jornalista Roberto Marinho, Guilherme Donizete Silva dos Santos, Joaquim Perpétuo, José Marinho Ferreira, José Piacentini, Orlando Bento da Silva, Prof. Paulo Nunes, Dr. José de Freitas Mendonça, Prof. Rui Alberto Pestana Henriques, Vice-Prefeito Juraci Marchioni, Sebastião Gregório dos Santos, Ver. Augusto dos Santos, Ver. João Marques e Vice-Pref. Alfredo Gonçalves Ferreira da Silva.

O objetivo é transformar o professor em um multiplicador da eficiência enérgica e do combate ao desperdício de energia elétrica nas escolas e levar ao aluno este conhecimento, para que ele oriente os pais, os amigos, os irmãos, entre outros. A segunda etapa, será a formação dos coordenadores pedagógicos. A terceira, contará com a visita da Unidade Móvel de Ensino (caminhão) nas escolas participantes. A quarta são os resultados desta ação, desenvolvida durante um ano, no combate ao desperdício. Haverá, inclusive, um concurso cultural entre as escolas participantes e as dez que obtiverem os melhores resultados receberão um projeto de geração fotovoltaica de 2,5 kWp.

O projeto “Boa Energia nas Escolas” faz parte do Programa de Eficiência Energética e segue a metodologia Procel Educação, que pretende incluir ações complementares aos currículos, difundindo a eficiência energética entre professores e alunos do Sistema Municipal.

A secretária de Educação, Verônica Cosmo, agradeceu a presença do palestrante e comentou sobre a importância da parceria com a EDP Bandeirantes: “Graças a este projeto podemos sensibilizar os alunos para que entendam a relevância de se acabar com o desperdício de energia, estimulando ações para o consumo racional, promovendo a sustentabilidade ambiental e socioeconômica”.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas