pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

20.02.17
|
Docente da UFSB tem projeto sobre Habitações de Interesse Social e Sustentabilidade aprovado pelo CNPq
Fonte: Procel Info - 20.02.2017
Bahia - O Projeto de Pesquisa elaborado e coordenado pela Professora Silvia Kimo Costa, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), intitulado: “Habitações de Interesse Social e Sustentabilidade: estudos em tipologia arquitetônica, eficiência energética e avaliação do ciclo de vida dos materiais”, foi aprovado pela Chamada Universal do CNPq 2016.

Em sua pesquisa, a docente tem o objetivo de estudar tipologias habitacionais (arquitetura, aspectos construtivos e materiais) voltadas para população de baixa renda que se adequem às características relacionadas à localização geográfica, tipologia de terreno e solo, flora, fauna, clima, e outros fatores naturais que fazem parte do local onde as construções vernaculares são construídas no Estado da Bahia. Construção Vernacular, explica ela, é uma construção que pertence e expressa características locais e regionais.

A Pesquisa será desenvolvida em duas linhas simultaneamente: a 1ª linha refere-se ao estudo de tipologias arquitetônicas sustentáveis para Habitações de Interesse Social (HIS) visando atender o perfil de moradores que se enquadram no Décifit Habitacional Quantitativo na faixa de zero a três salários mínimos. A 2ª linha tratará da avaliação do ciclo de vida dos materiais que são utilizados em construções Vernaculares no Estado da Bahia.

Silvia espera com a pesquisa aprofundar o estudo de tipologias arquitetônicas sustentáveis existentes para HIS, mapear as edificações que se caracterizam por uma arquitetura Vernacular construídas pela população de baixa renda no Estado da Bahia, assim como a avaliar o ciclo de vida dos materiais empregados em tais construções, elaborar estudos preliminares de HIS considerando bioclimatologia e a arquitetura Vernacular típica do Estado e contribuir para aprimorar as estratégias que possibilitem eficiência enérgica com baixo custo construtivo.

Os professores da UFSB, Milton Ferreira da Silva Junior e Ricardo Kalid, além da professora UESC Maria Cristina Rangel, serão colaboradores do trabalho que terá duração de três anos.

* Com informações da assessoria de imprensa da UFSB
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas