pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

22.03.17
|
Software que simula sistemas fotovoltaicos permite cálculos mais precisos com tarifas brasileiras
Fonte: Procel Info - 22.03.2017

Brasil - O PV*SOL, um dos softwares mais usados no mundo para simulação de sistemas solares fotovoltaicos de pequeno e médio porte, agora fornece cálculos com tarifas convertidas para a moeda brasileira. Com os dados da conta de luz do cliente, é possível dimensionar o sistema mais adequado a ser instalado, e prever com mais precisão a economia a ser alcançada. Um grande passo para aumentar a eficiência, de acordo com o especialista em energia solar, Hans Rauschmayer, um dos sócios da Solarize, empresa que ministra cursos de capacitação profissional em sistemas solares fotovoltaicos, e oferece treinamento para simulações com o PV*SOL. Hans convenceu o desenvolvedor do software, a empresa alemã Valentin, a incluir essa nova funcionalidade no programa, facilitando o trabalho dos projetistas.

A ideia de sugerir mudanças ao fabricante surgiu quando Hans constatou que as tarifas nacionais representam um dos maiores desafios na simulação de projetos. As regras complexas do setor energético no país dificultam os cálculos, podendo resultar no dimensionamento equivocado de um sistema. As tarifas dependem do consumo mensal, em razão do ICMS escalonado. E se houver excedente da produção de energia solar no mês, o cliente ganha créditos, mas paga uma taxa mínima, que é cobrada pelas distribuidoras quando o consumo líquido fica próximo de zero — o chamado Custo de Disponibilidade. Isso gera um impasse para engenheiros e projetistas: optar por uma instalação menor, que resulta em valor mais alto nas contas. Ou maior, que obriga o cliente a pagar a taxa mínima.

Depois das mudanças no PV*SOL, o dilema foi resolvido. Cálculos que antes eram extremamente trabalhosos ficaram simples e rápidos, além de mais exatos. E o dimensionamento dos sistemas, mais adequados a cada caso, reduzindo a possibilidade de erros, aumentando a eficiência e a economia.

Curso de software de simulação de sistemas de energia solar fotovoltaica - PV*SOL

A demanda do segmento de geração distribuída é crescente no Brasil e exige profissionais qualificados. Pensando nisso, a Solarize desenvolveu este curso, com o objetivo de capacitar profissionais do segmento solar fotovoltaico para a utilização do programa de simulação. Durante as aulas, os participantes conhecem as principais funções do PV*SOL premium, são preparados para desenvolver projetos de forma autônoma, e para avançar cada vez mais nos vastos recursos que o software oferece.

O curso tem carga horária de 24h (três dias de aula), e turmas de até 15 participantes, que precisam ter conhecimento prévio sobre sistemas solares fotovoltaicos. As aulas são ministradas por Hans Rauschmayer. Os inscritos recebem apostila impressa e digital, certificado de participação, e ganham acesso a uma base digital de dados sobre energia solar fotovoltaica.

Agenda dos cursos de PV*SOL em 2017:

* 31 de março, 1 e 2 de abril, das 9h às 18h, em Jaboatão dos Guararapes, PE (Rua Silvia Ferreira, 105, Piedade);

* 3, 4 e 5 de maio, das 9h às 18h, no Rio de Janeiro, RJ (Rua São José, 70, 2º andar, Centro);

*25, 26 e 27 de maio,das 9h às 18h, em São Paulo, SP (Rua Coronel Paulino Carlos, 176, Paraíso).

Saiba mais em: www.solarize.com.br/cursos-e-eventos/

*Com informações da Solarize
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas